Siga-nos

Notícias

Primeiro uruguaio no UFC vê estreia como “divisor de águas” para MMA no país

Garagorri anunciou sua contratação nesta semana, via redes sociais – Reprodução/Instagram

As boas notícias para os fãs de MMA no Uruguai continuam surgindo: depois da confirmação do primeiro evento do UFC naquele país, que será realizado em 10 de agosto, veio também a contratação do primeiro lutador uruguaio da organização. O peso-pena (66 kg) Luiz Eduardo Garagorri, de 30 anos, concedeu entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight para comentar sua expectativa sobre este feito inédito.

Com uma sequência de 12 vitórias em seu cartel, Luiz Eduardo assinou com o UFC na segunda-feira passada (24). De acordo com o peso-pena, estar presente no primeiro card da maior liga de MMA do mundo é uma “honra”.

“Lutar no UFC é o sonho de todo lutador profissional. E ser o primeiro uruguaio a pisar no octógono é uma grande honra para mim. E lutar em casa é melhor ainda”, afirmou, antes de responder sobre a pressão que pode sentir por estrear logo em seu país.

“Sempre existe uma pressão lá, nada mais por estar lutando em casa. Temos a pressão para conseguir a vitória e representar o país, mas já lutei em vários lugares do Brasil e acredito que vou estar bem preparado para o combate”, acrescentou.

O Uruguai não tem tradição no MMA — prova disso é o fato de que Garagorri será o primeiro lutador de lá no Ultimate. Nas palavras do próprio atleta, sua presença no octógono “será um divisor de águas” para seu país.

“Acredito que esta luta será um divisor de águas para o MMA no Uruguai. Espero que depois deste evento, abra-se um enorme crescimento do esporte no país. Acredito que a minha cidade, Rivera, que faz fronteira com Santana do Livramento (no Brasil), será a referência nacional em MMA”, falou Garagorri, que explicou o porquê de as artes marciais mistas não serem populares em seu país.

“Temos muitos bons lutadores de kickboxing, mas o wrestling e o jiu-jitsu demoraram muito para chegar ao país e se tornarem populares. E outra questão é a pouca quantidade de eventos de MMA no país. (…) Acredito que a chegada do UFC aqui no Uruguai é o marco que vai popularizar o esporte no país”, declarou.

Luiz Eduardo despertou para o sonho de lutar MMA ainda aos 8 anos. Para o duelo contra o peruano Humberto Bandenay, Garagorri tem treinado em três turnos para alcançar o melhor nível de sua carreira. Ele declarou à reportagem da Ag. Fight que tem analisado combates do adversário e que, devido ao fato de que os dois são strikers, o duelo tem tudo para ser um dos melhores da noite na Antel Arena, em Montevidéu (URU).

Segundo o uruguaio, o fato de que a estreia do UFC no país terá de cara uma disputa de cinturão — com a campeã peso-mosca (57 kg), Valentina Shevchenko, enfrentando Liz Carmouche — está agitando os fãs de lutas. Por isso, ele acredita que a expectativa para o evento será muito alta.

“Está uma loucura aqui no país. Muita gente de várias cidades fala comigo, querendo saber o preço das entradas para assistir ao evento. Acredito que a casa estará cheia no dia do show. É uma grande honra para mim estrear em um evento com disputa de título, ainda mais de uma grande campeã como Valentina Shevchenko. Espero poder corresponder às expectativas”, completou à Ag. Fight.

Garagorri tem um cartel profissional de 12 lutas e 12 vitórias nas artes marciais mistas. Seu oponente, Humberto Bandenay, é seis anos mais novo e já fez 20 combates, com 14 vitórias e seis reveses. Dentro do Ultimate, o peruano não sabe o que é uma vitória desde agosto de 2017.

Mais em Notícias