Siga-nos

Notícias

Presidente do UFC compara Masvidal com irmãos Diaz: “Faz as coisas do jeito que ele quer”

Masvidal tem reclamado publicamente sobre o valor pago pelo UFC aos lutadores – Diego Ribas

Considerado durante meses como o próximo na fila para tentar tomar o cinturão dos meio-médios (77 kg) de Kamaru Usman, Jorge Masvidal viu suas exigências financeiras emperrarem as negociações e Gilbert ‘Durinho’ ser escalado em seu lugar como o novo desafiante ao título. A postura intransigente do americano nas tratativas, no entanto, não surpreendeu Dana White, presidente do UFC, que comparou sua personalidade a dos irmãos Diaz.

De fato, Masvidal compartilha com Nate e Nick Diaz um estilo ‘bad boy’, de quem não parece se sentir confortável em um sistema hierárquico e demonstra dificuldade na interação com autoridades. No entanto, o descontentamento pelos valores financeiros oferecidos pelo Ultimate não é uma exclusividade de ‘Gamebred’, como é conhecido. Recentemente, além do meio-médio, o campeão dos meio-pesados (93 kg) Jon Jones também fez duras críticas ao salário pago pela principal organização de MMA do planeta, ameaçando inclusive entregar seu cinturão e abandonar o esporte por tempo indeterminado.

Por sua vez, Gilbert ‘Durinho’ tem sido o funcionário padrão do Ultimate. Desde que migrou para os meio-médios, há dez meses, o brasileiro se manteve ativo e pronto para encarar qualquer desafio, somando quatro triunfos consecutivos, o último deles com uma performance dominante contra o ex-campeão da categoria Tyron Woodley, que o levou à primeira posição no ranking da divisão até 77 kg. Diante desses resultados e da postura apresentada pelo faixa-preta, Dana White defendeu – em conversa com a imprensa na última sexta-feira (12), em Las Vegas (EUA) – a escolha pelo lutador natural de Niterói (RJ) como próximo desafiante ao cinturão.

“Não é uma surpresa (a escolha de ‘Durinho’). Quer dizer, isso é o que nós fazemos. Temos feito isso por 20 anos. As pessoas que querem lutar conseguem lutas, e as pessoas que não querem, não (conseguem). E Burns (Durinho) é o nº 1 no ranking do mundo. Número um contra o campeão. E esse garoto quer se manter ativo. Esses garotos que aparecem e conseguem boas sequências (de vitórias) como Burns e querem continuar lutando e permanecer ativo, eles estão saudáveis, é a coisa mais inteligente que eles podem fazer. E não me surpreende que Masvidal… Masvidal é muito parecido com os irmãos Diaz. Ele faz as coisas do jeito que ele quer. Quando ele quer fazer algo, ele o faz. Isso não é muito surpreendente”, analisou Dana White, de acordo com transcrição do site ‘MMA Junkie’.

A disputa entre Kamaru Usman e Gilbert ‘Durinho’, pelo cinturão peso-meio-médio do Ultimate, será responsável por liderar o card do UFC 251, marcado para acontecer no dia 11 de julho, na ‘Ilha da Luta’, em Abu Dhabi. Já Jorge Masvidal segue sem próximo compromisso agendado até o momento. O americano chegou a pedir para ser liberado de seu contrato com a entidade, para buscar maior compensação financeira em outra liga, mas seu desejo dificilmente será atendido.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias