Siga-nos
A ex-lutadora e atriz alega ter sido demitida por expor suas preferências politicas - Reprodução/Instagram

Notícias

Pioneira do MMA feminino, Gina Carano processa a Disney após demissão polêmica

Pioneira do MMA feminino, Gina Carano abriu uma ação judicial contra a Disney e a produtora ‘Lucasfilm’ alegando ter sido demitida injustamente e sofrido discriminação. Após participar das duas primeiras temporadas da série ‘The Mandalorian’, a ex-lutadora foi dispensada em 2021. De acordo com o processo movido pela atriz na última terça-feira (6), no tribunal federal da Califórnia (EUA), ela teria sido afastada por expressar opiniões conservadoras em suas redes sociais.

O objetivo do processo de Gina contra a Disney é conseguir uma ordem judicial que forçe a produtora ‘Lucasfilm’ e realocá-la no papel que interpretou na série, além de uma indenização de 75 mil dólares (R$ 375 mil) por “danos punitivos”.

Apoio financeiro de Elon Musk

O processo de Carano é apoiado pelo proprietário do ‘X’ (antigo Twitter), Elon Musk, que anteriormente prometeu pagar as contas legais de qualquer pessoa discriminada por expressar opiniões em sua plataforma de mídia social. E aparentemente a promessa está sendo cumprida. Através de um representante da plataforma e com um discurso pró liberdade de expressão, o magnata sul-africano está prestando o apoio financeiro para a atriz e ex-lutadora.

“Como um sinal do compromisso da ‘X Corp’ com a liberdade de expressão, estamos orgulhosos de fornecer apoio financeiro para o processo de Gina Carano, capacitando-a a buscar a reivindicação de seus direitos de liberdade de expressão no ‘X’ e a capacidade de trabalhar sem intimidação, assédio ou discriminação”, destacou Joe Benarroch, chefe de operações comerciais do Twitter, através de em um comunicado.

Relembre os detalhes do caso

A decisão da demissão, tomada em 2021, veio após a atriz compartilhar em suas redes sociais uma publicação que alegava que, após a eleição do presidente democrata Joe Biden, os simpatizantes do partido Republicano nos Estados Unidos estão sendo perseguidos assim como as vítimas do Holocausto foram na Alemanha Nazista, durante a Segunda Guerra Mundial.

A polêmica publicação, desde então apagada pela ex-lutadora de suas redes sociais, levou à criação da ‘hashtag’, #FireGinaCarano, no Twitter, onde pessoas de todo o mundo pediam a sua demissão da série da Disney. A pressão social surtiu efeito, com a produtora ‘Lucasfilm’, à época, anunciando o desligamento de Gina.

Pioneira do MMA feminino

Nos primórdios do MMA feminino, Carano se destacou tanto pelo talento como pela beleza. Em pouco mais de três anos competindo profissionalmente, a americana acumulou sete vitórias e uma derrota, justamente em sua última luta disputada, contra a brasileira Cris ‘Cyborg’, pelo cinturão peso-pena (66 kg) do Strikeforce, em 2009.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em Notícias