Siga-nos

Notícias

Paulo ‘Borrachinha’ termina 2019 como atleta do UFC mais testado pela USADA

Paulo ‘Borrachinha’ segue invicto no MMA com 13 vitórias como profissional – Diego Ribas

Desde que chegou ao Ultimate, em março de 2017, o físico e o desempenho de Paulo ‘Borrachinha’ surpreenderam a todos. Ao ponto de, inclusive, alguns fãs e principalmente adversários levantarem suspeitas sobre um possível uso de doping por parte do brasileiro. No entanto, o peso-médio (84 kg) segue com a credibilidade intacta, ao menos com a USADA (agência antidoping americana). O atleta mineiro foi o mais testado pela entidade reguladora do UFC na temporada de 2019 – com 14 ao todo (incluindo exames de sangue e urina).

Ao lado de Paulo na listagem, figura Claudia Gadelha, que também realizou 14 testes da USADA ao longo do ano – com média de mais de um por mês. Logo em seguida, despontam outros nomes de destaque na companhia, como Thiago ‘Marreta’, Israel Adesanya, Francis Ngannou e Donald Cerrone – sendo estes testados por 13 vezes durante a temporada.

Comparativamente, Borrachinha foi testado o dobro de vezes de seu último rival, Yoel Romero – que recebeu apenas sete visitas da USADA na temporada. Antes do confronto entre os dois, o cubano chegou, inclusive, a acusar o brasileiro de usar substâncias para aumento de performance. Mas a versão do wrestler caiu por terra depois que Paulo foi liberado para competir pela própria entidade.

Jon Jones, possivelmente o maior nome do MMA que já se envolveu em casos de doping, também foi consideravelmente testado. Foram 12 exames aplicados no campeão dos meio-pesados (93 kg) do Ultimate ao longo do ano de 2019.

Outro campeão que recebeu a visita da USADA inúmeras vezes foi Kamaru Usman. O meio-médio (77 kg) foi testado 11 vezes ao longo da temporada, sem que nenhuma irregularidade tenha sido atestada. Vale lembrar que ‘The Nigerian Nightmare’ foi recentemente acusado pelo desafeto Colby Covington de estar ‘dopado’ dias antes do confronto entre os dois, que liderou o card do UFC 245, com sede em Las Vegas (EUA).

Para completar o topo da lista, há ainda outros dois brasileiros: Marlon Moraes e Júnior ‘Cigano’. O peso-galo (61 kg) e o ex-campeão peso-pesado da companhia foram testados 12 vezes pela USADA ao longo de 2019, e ambos passaram ilesos de acordo com as normas da entidade.

Mais em Notícias