Siga-nos

Notícias

Nostalgia! UFC promove trilogia Shogun vs Minotouro e despedida de Werdum

Neste sábado (25), o UFC se despede, momentaneamente, da ‘Ilha da Luta’, com o último dos quatro shows programados para a primeira leva de eventos na nova sede, localizada em Abu Dhabi (EAU). E a noite promete ser de intensa nostalgia para o torcedor brasileiro, especialmente para os fãs mais antigos do esporte. Responsáveis por uma das maiores rivalidades do MMA nacional, Maurício ‘Shogun’ e Rogério ‘Minotouro’ medem forças mais uma vez para fechar a trilogia iniciada ainda nos tempos de Pride. Por sua vez, Fabrício Werdum, ex-campeão dos pesos-pesados, faz sua provável despedida do Ultimate diante de Alexander Gustafsson.

Iniciada há 15 anos, ainda pelo extinto evento japonês Pride, a rivalidade entre ‘Shogun’ e ‘Minotouro’ chega ao seu capítulo final. Após dois combates memoráveis, sendo que o primeiro até hoje é lembrado como um dos melhores e mais empolgantes de todos os tempos, os meio-pesados (93 kg) serão os protagonistas do co-main event deste sábado.

Vitorioso nos dois confrontos anteriores, ‘Shogun’ vive momento melhor do que o baiano no Ultimate. Com três triunfos, um empate contestável e apenas uma derrota em suas últimas cinco apresentações, o ex-campeão meio-pesado do UFC ainda parece ter gás para seguir sua carreira por mais algum tempo, mesmo aos 38 anos.

Diferentemente do rival, Rogério, de 44 anos, já adiantou que o terceiro duelo contra o curitibano será também o último de sua carreira no MMA profissional, que já dura quase duas décadas. Para conquistar a primeira vitória sobre o compatriota e se despedir do esporte da melhor forma possível, o irmão gêmeo de Rodrigo ‘Minotauro’ busca contrariar o retrospecto negativo recente, onde alternou triunfos e derrotas.

Ainda pelo card principal do evento, Fabrício Werdum dá as boas vindas a Alexander Gustafsson na divisão dos pesos-pesados. No último compromisso previsto em seu atual contrato com o UFC, o gaúcho – ex-campeão da categoria – já descartou uma possível renovação contratual e avisou que pretende seguir novos objetivos em sua carreira em outra organização.

Aos 42 anos, Werdum soma 23 vitórias, nove derrotas e um empate em seu cartel. Um desses triunfos justamente pode indicar o futuro do veterano. Responsável por uma das maiores zebras da história do MMA, ao finalizar Fedor Emelianenko em 2010, quando o russo era considerado por muitos como o melhor lutador do mundo e praticamente imbatível, o gaúcho já demonstrou interesse em se testar novamente contra o ex-campeão do Pride, que atualmente está sob contrato com o Bellator, sendo a companhia americana uma opção para o ‘Vai Cavalo’.

Confira o card completo do UFC ‘Ilha da Luta’ (25 de julho):

Robert Whittaker vs Darren Till
Maurício ‘Shogun’ vs Rogério ‘’Minotouro’
Fabrício Werdum vs Alexander Gustafsson
Carla Esparza vs Marina Rodriguez
Paul Craig vs Gadzhimurad Antigulov
Alex ‘Cowboy’ vs Peter Sobotta
Khamzat Chimaev vs Rhys McKee
*Francisco ‘Massaranduba’ vs Jai Herbert
Nicolas Dalby vs Jesse Ronson
Tom Aspinall vs Jake Collier
Movsar Evloev vs Mike Grundy
Tanner Boser vs Raphael ‘Bebezão’ 
Bethe Correia vs Pannie Kianzad
Ramazan Emeev vs Niklas Stolze
Nathaniel Wood vs John Castañeda

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias