Siga-nos

Notícias

Marlon Moraes tenta retomar tradição de títulos do MMA masculino nacional no UFC 238

 

Marlon Moraes vem de quatro vitórias consecutivas na carreira – Leandro Bernardes/Ag Fight

Anderson Silva, Jose Aldo, Lyoto Machida, Maurício ‘Shogun’, Júnior ‘Cigano’, dentre tantos outros. O MMA nacional masculino sempre foi uma potência mundial que acumulou diversos cinturões no Ultimate, mas atualmente o cenário é diferente. Hoje, sem nenhum título em posse dos brasileiros, o país enxerga em Marlon Moraes a possibilidade de retomar à tradição costumeira de glórias. O peso-galo (61 kg) encara Henry Cejudo neste sábado (8), no UFC 238, em Chicago (EUA).

No entanto, a missão de ‘Magic’, como é conhecido, não será nada fácil. Afinal de contas, o brasileiro irá medir forças com o único atleta da história a conquistar uma medalha de ouro em uma edição dos Jogos Olímpicos e também se sagrar campeão do UFC.

Especialista em wrestling, Cejudo, atual detentor do cinturão dos pesos-moscas (57 kg), tentará aumentar mais ainda seu legado no mundo dos esportes de combate ao tentar se tornar ‘champ champ’ da companhia. Caso efetue com sucesso a sua missão e consiga se livrar dos chutes altos de Marlon,  o americano caminhará a passos largos para se imortalizar no octógono mais famoso do mundo.

O ‘co-main event’ do card, apesar de também envolver uma disputa de cinturão, possui bem menos apelo que o confronto entre Cejudo e Marlon. Isso pode ser explicado porque a categoria peso-mosca feminina ainda está em processo de estruturação e não possui grandes estrelas do MMA. A única atleta mais consagrada da divisão é justamente a campeã Valentina Shevchenko, que defende seu reinado contra a desafiante Jessica Eye.

Na teoria, Cejudo vs Marlon e Valentina vs Jessica lideram o card com sede em Chicago, mas na prática a história é diferente. Se não fosse pelo protocolo do Ultimate que indica que uma disputa de cinturão deve estar em posição de destaque no show, a luta principal do UFC 238 provavelmente seria entre os pesos-leves (70 kg) Tony Ferguson e Donald Cerrone.

Consideravelmente mais populares, os atletas farão uma espécie de ‘main event do povo’, pois realizarão o combate mais aguardado do show. Com seus estilos dinâmicos, ‘Cowboy’ e ‘El Cucuy’ prometem levar os fãs ao redor do mundo à loucura. E, além de envolver dois lutadores de elite, o confronto também pode definir o próximo desafiante ao cinturão da categoria até 70 kg.

Outro duelo que possivelmente credenciará o vencedor ao ‘title shot’ é a disputa entre Pedro Munhoz e Aljamain Sterling. Vindo de um nocaute fulminante contra Cody Garbrandt, o peso-galo (61 kg) brasileiro está a um passo de alcançar a tão sonhada chance de disputar o título da principal liga de MMA do planeta.

Confira abaixo o card completo do UFC 238:

Card Principal:
Peso-galo: Henry Cejudo x Marlon Moraes
Peso-mosca: Valentina Shevchenko x Jessica Eye
Peso-leve: Tony Ferguson x Donald Cerrone
Peso-galo: Jimmie Rivera x Petr Yan
Peso-pesado: Tai Tuivasa x Blagoy Ivanov

Card Preliminar:
Peso-palha: Tatiana Suarez x Nina Ansaroff
Peso-galo: Aljamain Sterling x Pedro Munhoz
Peso-palha: Karolina Kowalkiewicz x Alexa Grasso
Peso-pena: Ricardo Lamas x Calvin Kattar
Peso-palha: Yan Xiaonan x Angela Hill
Peso-médio: Bevon Lewis x Darren Stewart
Peso-galo: Eddie Wineland x Grigory Popov
Peso-mosca: Katlyn Chookagian x Joanne Calderwood

Mais em Notícias