Siga-nos
Reprodução/ Instagram

Notícias

Luto no judô! Sensei Massao Shinohara falece aos 95 anos

A temporada 2020 tem sido implacável no contexto geral e a comunidade brasileira dos esportes de combate sofreu mais um duro baque. Recentemente, Roberto Cláudio das Neves Leitão, conhecido como Mestre Leitão, faleceu aos 83 anos e, no sábado (5), a Confederação Brasileira de Judô anunciou o falecimento de Massao Shinohara (veja abaixo ou clique aqui), aos 95 anos, em São Paulo.

Sensei Massao foi um dos grandes mestres do judô no Brasil e o único a alcançar o 10º Dan no país, maior graduação possível na modalidade. Além do feito como praticante da arte marcial, Shinohara foi técnico da seleção brasileira nas Olimpíadas de Los Angeles, realizada em 1984 e conquistou uma medalha de prata e duas de bronze.

Os pais de Massao Shinohara eram imigrantes japoneses e o criaram em Embu das Artes, São Paulo. O Sensei iniciou sua caminhada no esporte aos 15 anos. Em 1956, fundou a Associação de Judô Vila Sônia em uma garagem alugada, quando ainda atuava como transportador de legumes.

Mais tarde, comprou um terreno e construiu o atual dojô da Associação de Judô Vila Sônia, inaugurado em 1986, ao receber a ajuda de amigos e pais dos alunos. Sensei Shinohara foi o responsável pela formação de grandes ícones do esporte, entre eles seu próprio filho, Luiz Shinohara, técnico da seleção masculina do Brasil desde 2002.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by CBJ (@noticiascbj)

Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.

Mais em Notícias