Siga-nos
Diego Ribas/PxImages

Notícias

Lutadora dispara contra Khabib após polêmica: “Deixe seu sexismo no Daguestão”

Recentemente, Khabib Nurmagomedov se envolveu em uma polêmica ao declarar que não pretende contar com os serviços de ‘ring girls’ no seu evento de MMA, chamado ‘Eagle Fighting Championship’, por considerá-las “inúteis” nas artes marciais. A controversa declaração do ex-campeão do UFC gerou uma repercussão negativa e o russo recebeu pesadas críticas, especialmente por parte de importantes representantes da classe, como Arianny Celeste, Brittney Palmer e Luciana Andrade, todas com grande história no Ultimate.

Agora, Khabib virou alvo também da boxeadora russa Angelina Semenova. Ao site ‘MetaRatings’, a pugilista atacou a postura do ex-campeão do UFC e o acusou de sexismo, ou discriminação de gênero. A lutadora ainda ressaltou as mudanças pelas quais a sociedade passou nas últimas décadas, onde as mulheres conseguiram importantes avanços em diversas áreas, e criticou o posicionamento considerado ultrapassado que foi explicitado por Nurmagomedov através de suas declarações.

Semenova também aconselhou o compatriota a se adequar à sociedade atual ou se limitar a expor suas opiniões no Daguestão, região de origem de Khabib e local onde, por diferentes fatores, ainda concentra costumes mais antigos e de menor favorecimento às mulheres.

“O século 21 já chegou. Mulheres têm os mesmos direitos que os homens. MMA é um esporte, assim como ring girls são, claro, tradicionais, como a cereja do bolo. É hora de Khabib deixar o sexismo com o qual ele está acostumado nas montanhas do Daguestão, se ele vai viver em uma sociedade onde tudo está diferente há um longo tempo. Ou deixe que ele imponha suas regras exatamente onde ele nasceu. Embora, o desenvolvimento vá chegar naquele canto mais cedo ou mais tarde”, disparou a boxeadora Angelina Semenova, de acordo com a transcrição do site ‘BloodyElbow’.

Considerado por grande parte da comunidade das lutas como um dos maiores lutadores de todos os tempos, Khabib Nurmagomedov se aposentou do esporte em outubro do ano passado, deixando o esporte com um cartel irretocável de 29 vitória e nenhuma derrota. Desde então, o ex-campeão peso-leve (70 kg) do UFC tem se dedicado à carreira de treinador, além de ter lançado seu próprio evento de MMA, o ‘Eagle Fighting Championship’.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias