Categorias: Notícias

Lenda do jiu-jitsu, Xande Ribeiro planeja aposentadoria até 2021

Xande Ribeiro é um dos maiores nomes da história do jiu-jitsu – Divulgação

Uma das maiores lendas da história do jiu-jitsu, o veterano Xande Ribeiro já tem data para pendurar o quimono. Com inúmeros títulos nas principais competições do planeta – como o heptacampeonato mundial e o bicampeonato no ADCC –, o lutador declarou que pretende competir até 2021.

Atualmente, Xande se recupera no Brasil de uma cirurgia após romper os ligamentos do punho. Visando estar em boas condições para finalizar sua laureada carreira de forma satisfatória, o atleta – que é conhecido por ter uma das guardas mais intransponíveis do jiu-jitsu competitivo – pretende retornar aos treinamentos o mais breve possível.

“O atleta nunca para. Estou cuidando dos meus negócios, viajando para dar seminários. Espero poder retornar com os treinamentos em breve para me preparar para as temporadas 2020 e 2021, e depois disso pretendo me aposentar do esporte”, decretou Xande.

Apesar do fim da carreira esportiva estar próximo, Xande Ribeiro não ficará afastado do mundo das lutas. Além dos seus negócios relacionados ao esporte, o manauara serve como mentor, há quase duas décadas, para o americano Rafael Lovato Junior, atual campeão peso-médio (84 kg) do Bellator.

“Estive sempre entre os maiores estrategistas, então nunca enfrentei muitos desafios porque ninguém me puxava muito, ninguém me colocava em um beco. Por muito tempo eu fui o professor e, desde que iniciei as sessões de coaching esportivo com a Amanda Ciaramicoli, me vejo como aluno (…) Sou estimulado a todo momento e, com a lesão no pulso, meu cérebro entende que precisa fazer diferente. Quando estou dando aula, já utilizo novas técnicas e, no fim, percebo que o meu normal evoluiu por causa desses estímulos”, finalizou o atleta que já formou mais de 100 faixas pretas no mundo.

Matérias Recentes

Em negociações com o UFC, McGregor admite possibilidade de desfalcar card na Casa Branca

Sem competir profissionalmente desde julho de 2021, Conor McGregor parece ter encontrado no UFC Casa…

03/03/2026

UFC 326: Volkanovski aponta favorito no duelo entre Charles do Bronx e Max Holloway

Campeão peso-pena (66 kg) do Ultimate, Alexander Volkanovski analisou o confronto entre Charles 'do Bronx'…

03/03/2026

Peso-pesado do UFC questiona status de lenda de Poatan: “Nunca lutou contra um wrestler”

Alex Pereira se consolida, dia após dia, como um dos maiores atletas dos esportes de…

03/03/2026

Top 6! Lone’er Kavanagh assume posição de Brandon Moreno após vitória no UFC México

No último sábado (28), na luta principal do UFC México, Lone’er Kavangah quebrou a banca…

03/03/2026

Jean Silva se posiciona contra possível superluta entre Alex Poatan e Jon Jones

Em meio às movimentações recentes nos bastidores do MMA, Jean Silva surpreendeu ao se posicionar…

03/03/2026

Arman Tsarukyan enfrenta desafeto em revanche no Rio de Janeiro dias após briga generalizada

No último sábado (28), os olhos do mundo dos esportes de combate focaram no Arizona…

03/03/2026