Siga-nos

Notícias

Lenda do jiu-jitsu, Xande Ribeiro planeja aposentadoria até 2021

Xande Ribeiro é um dos maiores nomes da história do jiu-jitsu – Divulgação

Uma das maiores lendas da história do jiu-jitsu, o veterano Xande Ribeiro já tem data para pendurar o quimono. Com inúmeros títulos nas principais competições do planeta – como o heptacampeonato mundial e o bicampeonato no ADCC –, o lutador declarou que pretende competir até 2021.

Atualmente, Xande se recupera no Brasil de uma cirurgia após romper os ligamentos do punho. Visando estar em boas condições para finalizar sua laureada carreira de forma satisfatória, o atleta – que é conhecido por ter uma das guardas mais intransponíveis do jiu-jitsu competitivo – pretende retornar aos treinamentos o mais breve possível.

“O atleta nunca para. Estou cuidando dos meus negócios, viajando para dar seminários. Espero poder retornar com os treinamentos em breve para me preparar para as temporadas 2020 e 2021, e depois disso pretendo me aposentar do esporte”, decretou Xande.

Apesar do fim da carreira esportiva estar próximo, Xande Ribeiro não ficará afastado do mundo das lutas. Além dos seus negócios relacionados ao esporte, o manauara serve como mentor, há quase duas décadas, para o americano Rafael Lovato Junior, atual campeão peso-médio (84 kg) do Bellator.

“Estive sempre entre os maiores estrategistas, então nunca enfrentei muitos desafios porque ninguém me puxava muito, ninguém me colocava em um beco. Por muito tempo eu fui o professor e, desde que iniciei as sessões de coaching esportivo com a Amanda Ciaramicoli, me vejo como aluno (…) Sou estimulado a todo momento e, com a lesão no pulso, meu cérebro entende que precisa fazer diferente. Quando estou dando aula, já utilizo novas técnicas e, no fim, percebo que o meu normal evoluiu por causa desses estímulos”, finalizou o atleta que já formou mais de 100 faixas pretas no mundo.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias