Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

Notícias

Khabib descarta retorno ao MMA por conta de promessa à mãe: “Tudo para mim”

Em outubro de 2020, Khabib Nurmagomedov pegou o mundo do MMA de surpresa ao anunciar sua aposentadoria após derrotar Justin Gaethje, no UFC 254. Na época, o então campeão peso-leve (70 kg) do Ultimate havia perdido seu pai e maior entusiasta no esporte, vítima de COVID-19, e prometido para sua mãe que penduraria as luvas. Dois anos após a decisão, o russo garante que não há possibilidade de voltar atrás em sua palavra por conta dos fortes vínculos familiares que possui.

Durante uma palestra na ‘Class A Events/Penny Appeal Canada’, Khabib enfatizou a relação genuína que possui com sua mãe, que funciona como uma espécie de espelho em sua vida. Sendo assim, após o falecimento de seu pai, Abdulmanap, o russo resolveu atender o pedido de sua matriarca e se retirar do esporte, mesmo no auge de sua performance.

“Terminei minha carreira porque prometi à minha mãe, é por isso que essa pergunta (sempre vem) e essa conversa entre mim e minha mãe se tornou muito famosa. Mas tínhamos (conversado) muitas coisas diferentes que as pessoas não sabiam sobre. Não só esta promessa. Eu sigo não apenas esta promessa para minha mãe, sigo tudo sobre a mãe. Você pode ter amigos ou filhos, tanto faz. Você pode ter o que quiser, mas nunca terá mais de uma mãe. Você tem apenas uma mãe. Para mim, é tudo”, destacou o russo, antes de falar sobre sua relação com sua matriarca.

“Eu amo minha mãe por milhões e milhões de razões. Sei que muitas pessoas têm um relacionamento ruim com os pais. Eu realmente não entendo isso. Como as pessoas podem ter relacionamentos ruins com os pais? Sim. Mãe para mim é tudo. Mesmo agora, ela ainda está comigo, morando comigo na mesma casa. Eu a trato como uma rainha”, completou, de acordo com o site ‘MMA Junkie’.

Com um cartel irretocável de 29 vitórias e nenhuma derrota como profissional, Khabib agora volta suas atenções para atuar como treinador, na antiga função do pai, e ajudar a lapidar talentos do seu clã. Em sua breve trajetória como mentor, o filho de Abdulmanap já ajudou Islam Makhachev e Usman Nurmagomedov a se tornarem campeões peso-leve do UFC e Bellator, respectivamente.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em Notícias