Siga-nos

Notícias

Kamaru Usman troca de equipe antes de enfrentar Gilbert ‘Durinho’ no UFC 251

Kamaru Usman defende o cinturão até 77 kg contra Gilbert Durinho no UFC 251 – Diego Ribas

Com a sua próxima defesa de título marcada para o dia 11 de julho, no UFC 251, que acontecerá na ‘Ilha da Luta’, em Abu Dhabi, Kamaru Usman fez mudanças significativas em seu camp de treinamentos. O campeão dos meio-médios (77 kg), que colocará seu cinturão em jogo contra o companheiro de treinos Gilbert ‘Durinho’, optou por fazer sua preparação com uma nova equipe, sob o comando do treinador Trevor Wittman, em Denver, no Colorado (EUA).

Esta é a primeira vez que Usman se prepara para um combate longe da Flórida (EUA), onde em grande parte de sua carreira foi comandado pelo treinador Henri Hooft e teve como companheiro de treinos justamente o seu próximo adversário. Em entrevista à ‘ESPN’ americana, o campeão ressaltou que sua saída da equipe ocorreu sem problemas e admitiu que pensava na mudança de ares há algum tempo. Seu novo treinador principal, Trevor Wittman, é o responsável também pelas carreiras de Justin Gaethje e Rosa Namajunas.

“Flórida foi a base por um longo tempo, mas você cresce. Nós sempre tivemos muitos caras, alguns dos melhores parceiros de treino que existem e ótimos treinadores. Mas eu queria uma atenção um pouco mais específica nesse ponto da minha carreira, alguém que estivesse apto a dizer: ‘Você vai chegar nesse horário e trabalhar nessa habilidade específica’. É muito difícil fazer isso quando tem 40 a 50 caras no local com você que também precisam de atenção”, explicou Kamaru, antes de continuar.

“Eu acho que eventualmente eu teria mudado as coisas, de qualquer forma. Nós tínhamos muitos meio-médios na academia. Em algum momento, quando você está treinando com esses caras regularmente e você é o campeão do mundo, esses caras te conhecem por dentro e por fora, e se eles levam a melhor em um dia (no treino), eles começam a salivar pensando que chegou a hora deles. Um pouco de separação disso é bom. Mantém o elemento de surpresa, porque esses caras sentem como se conhecessem você”, destacou.

Apesar da saída de Kamaru Usman da equipe, Henri Hooft não estará presente no córner de Gilbert ‘Durinho’ no dia do duelo, como explicou o brasileiro à ‘ESPN’. Mesmo assim, para o desafiante, o maior obstáculo será enfrentar um adversário que foi seu companheiro de treinos durante tantos anos e com quem possui uma boa relação.

“Nosso treinador principal, Henri Hooft, ele saiu (da luta). Ele disse: ‘Eu não quero tomar partido. Não quero escolher um lado. Vocês treinam. Eu vou estar aqui na academia. Se você quiser treinar aqui, nós podemos treinar. Mas eu não vou para a luta’. Para mim, isso não muda muita coisa. Apenas é um pouco estranho lutar com Kamaru. Eu realmente gosto muito desse cara. Nós treinamos juntos desde 2012 ou 2013, então nós colocamos muito tempo juntos”, ponderou ‘Durinho’.

Além do duelo entre Kamaru Usman e Gilbert ‘Durinho’ na luta principal, o UFC 251 contará com outras duas disputas de título. No co-main event, Alexander Volkanovski defende a cinta peso-pena (66 kg) diante do ex-campeão Max Holloway. Enquanto José Aldo e Petr Yan medem forças, em disputa válida pelo cinturão vago dos galos (61 kg).

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias