Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

Notícias

Joe Rogan se posiciona contra presença de nadadora trans em competições

Não é de hoje que Joe Rogan protagoniza polêmicas. Recentemente, o comediante e comentarista do UFC, que é dono de um dos podcasts mais famosos do mundo, foi acusado de propagar desinformação a respeito de temas como COVID-19 e racismo. Agora, o profissional se posicionou publicamente contra a presença de Lia Thomas, nadadora transexual, em competições femininas.

Em seu podcast ‘The Joe Rogan Experience’, o americano classificou como injusto o fato de Lia competir com mulheres cisgênero. Contrariado, o comediante afirma que tal permissão é um duro golpe nas modalidades femininas e que abala a credibilidade do esporte. A atleta começou a fazer a readequação de gênero em 2019 e passou por terapia hormonal para suprimir a testosterona em seu corpo.

Sendo assim, a NCAA (entidade que regula os esportes universitários nos Estados Unidos) declarou Lia elegível para competir em provas femininas pela Universidade da Pensilvânia. Inclusive, ela se tornou a primeira atleta transgênero a ganhar um título da NCAA. De acordo com Rogan, Lia se destacou por conta de uma vantagem natural, já que seu corpo se desenvolveu como o de um homem, antes de fazer a transição. Como considerou tal ato como ilegal, o comentarista do UFC contestou a legitimidade da vitória da nadadora.

“O que acontece agora é um ataque ao esporte feminino. A ideia de que alguém acharia justo que alguém que era o número 462 como homem, 462 no país, seja o número um como mulher, um ano depois. As mulheres estão tão frustradas e os pais. Se sua filha está competindo e elas estão competindo contra uma mulher trans, não é justo. Não é justo. Não importa o que alguém diga. É interessante, porque em todos os outros aspectos da sociedade é praticamente certo que uma pessoa pode se tornar trans e mudar de nome. Todos aceitamos isso. Onde as pessoas têm mais resistência são os esportes. A competição atlética. É aí que está a verdadeira reação. Onde as pessoas ficam tipo, ‘Ei, que p*** é essa? Isso não é justo. Isso claramente não é justo’. Há uma razão pela qual temos uma distinção entre esportes masculinos e femininos”, declarou o profissional.

Vale lembrar que Joe Rogan também se posicionou contra a presença de Fallon Fox no MMA feminino pelo mesmo motivo. Como nasceu sendo homem, o comediante afirmou que a atleta passou a ter uma força excessiva para competir com mulheres cisgênero. Inclusive, em um dos combates que disputou, a lutadora quebrou o crânio de sua oponente.

Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.

Mais em Notícias