Siga-nos

Notícias

Governador da Califórnia atuou diretamente para cancelar UFC 249; entenda

De olho em driblar as medidas restritivas adotadas pelas autoridades americanas como forma de combater a propagação da pandemia do novo coronavírus, Dana White planejava utilizar as instalações do Tachi Palace Casino Resort como sede do UFC 249. Por fazer parte de um território de reserva indígena, o local, por lei, não estaria sujeito a receber intromissão direta do governo da Califórnia, que decretou a ordem de quarentena no estado. Apesar disso, o governador Gavin Newsom, ao que tudo indica, foi fundamental no cancelamento do evento anteriormente programado para o próximo dia 18 de abril, e que foi oficialmente retirado da agenda pelo presidente do Ultimate na última quinta-feira (9).

De acordo com o jornal ‘The New York Times’, o governador da Califórnia expressou sua preocupação com a realização do UFC 249 diretamente com a Disney, companhia que detém a maior parte das ações da ESPN, parceira de transmissão do Ultimate. Ainda segundo o periódico, que cita três pessoas familiares com a situação como fontes, Gavin Newsom ligou pessoalmente para a cúpula da Disney e solicitou que eles interrompessem os planos de Dana White.

O relato bate com o discurso de Dana ao anunciar o cancelamento da edição 249, assim como de qualquer outro evento programado para o futuro próximo. Nele, o dirigente citou ter sido pressionado por executivos do mais alto escalão da Disney e da ESPN para que desistisse de seus planos de retomar as atividades do Ultimate em meio à pandemia do COVID-19.

Apesar de ter sido derrotado nessa batalha, Dana não parece disposto a desistir por completo do seu plano de liderar a primeira liga esportiva a voltar a funcionar após a interrupção forçada pela pandemia. Em vídeo publicado nas redes sociais do Ultimate, o cartola reforçou a crença de que poderá retomar suas atividades assim que a infraestrutura necessária para realizar os shows esteja de pé na chamada ‘Ilha da Luta’, uma ilha particular onde a entidade pretende promover seus shows sem interferência de governantes.

Editor da Ag Fight e colunista do UOL, Diego Ribas cobre MMA desde 2010 e atualmente mora em Las Vegas

Mais em Notícias