Siga-nos

Notícias

Ex-atleta do UFC colabora com USADA e reduz pena por doping em oito meses

Alex Gorgees é o mais novo caso de atleta flagrado pela política antidoping da USADA. Nessa sexta-feira (31), a agência reguladora anunciou em seu site oficial (clique aqui) que o ex-lutador peso-leve (70 kg) do UFC aceitou os 16 meses de suspensão estipulados. A punição é oriunda do uso de substância proibidas – um metabólito do esteroide drostanolona e o metabólito M3 –, que resultaram em três exames positivos consecutivos.

A pena inicial seria de dois anos – punição máxima para uma primeira infração de um atleta na companhia. No entanto, a USADA reduziu em oito meses a suspensão de Alex por julgar que o atleta foi honesto a ajudou no processo de esclarecimento do caso, mesmo já não fazendo parte dos planos do UFC para o futuro.

Gorgees foi flagrado em um exame de urina realizado no dia 2 dezembro de 2018, quando fez sua estreia no Ultimate. Posteriores a este teste, foram coletadas mais duas amostras, no dia 10 de dezembro e no dia 16 de janeiro, que também acusaram a presença dos metabólitos drostanolona e M3 – ambos proibidos em qualquer situação, de acordo com as normas da USADA.

O metabólito M3, inclusive, ficou conhecido ao ter sido o pivô da polêmica que envolveu o doping de Jon Jones. No entanto, no caso do campeão meio-pesado (93 kg) do UFC, ficou comprovado que a quantidade da substância presente em seu organismo era fruto apenas de resquícios de seu flagra em 2017. Portanto, ‘Bones’ foi inocentado de um possível novo doping e liberado para voltar a competir normalmente.

Mais em Notícias