Siga-nos

Notícias

Desafiante ao cinturão do UFC revela como perdeu quatro dentes durante camp

Jessica Eye finalmente se credenciou para uma disputa de cinturão no UFC. No entanto, antes de conquistar a tão sonhada luta pelo título, a peso-mosca (57 kg) teve que superar diversos obstáculos – principalmente fora dos octógonos. ‘Evil’, como é conhecida revelou que, só nesta temporada, perdeu quatro dentes durante suas sessões de treinos preparatórios para o duelo contra a campeã Valentina Shevchenko, agendado para o dia 8 de junho, em Chicago (EUA).

O confronto diante de ‘Bullet’, inclusive, foi ameaçado exatamente por este motivo. Durante entrevista coletiva em Las Vegas (EUA), que contou com a presença da reportagem da Ag Fight, Jessica revelou que foi obrigada a recusar uma proposta anterior do Ultimate – a companhia tinha o interesse de escalar a americana contra Valentina no início do ano, mas Eye não tinha condições de lutar devido ao estado de sua boca.

“Até que ponto eu poderia dizer: ‘Ei, vamos lá, vamos fechar essa luta’. E se eu fosse golpeada no dente e infeccionasse tudo? Não sei se vocês sabem disso, mas nós lutadores temos dentes terríveis. Eu perdi quatro dentes só esse ano (risos). Já quebrei dentes e pensei: ‘Não posso perder meus dois dentes da frente’. Porque se não demoraria ainda mais para me recuperar. Então dei o tempo certo até me recuperar em janeiro e propus de fazer a luta mais tarde”, narrou a americana, antes de concluir como conseguiu garantir o combate.

“Tinha que tomar uma decisão: aceitar a luta pelos fãs e correr o risco de deixar a luta faltando uma semana com infecção na boca – meus dentes estavam soltos, dava para movê-los -, ou eu esperava e fazia isso do jeito certo. Liguei para o Mick (Maynard, matchmaker do Ultimate) e tive que dizer: ‘Obrigado, mas vou ter que recusar, adoraria enfrentar a vencedora desse duelo, posso esperar, se esse for o problema’. Mas ele respondeu: ‘Temos substituto’, e fiquei tipo: ‘Nossa, que m****’. Mas ele me surpreendeu: ‘Não não, temos substitutos para o card completo, está de pé’. Foi aí que fiquei sabendo que continuaria sendo eu a receber o ‘title shot’, completou Jessica.

E o mais curioso em toda essa história é a forma com que a peso-mosca lesionou a região da boca. Automaticamente, por se tratar de uma lutadora, pensaríamos que seria fruto de algum golpe sofrido dentro do octógono. Mas Jessica possui uma mania durante seus combates e acaba ferindo a si própria, como relatou.

“Eu tive essa luta de dezembro, falei disso algumas vezes. Não sei quando isso começou a acontecer, mas eu tenho me mordido, tenho mordido o meu lábio muito forte. Inclusive nessa luta contra a Katlyn (Chookagian). Mordi com tudo, com os dentes da frente, direto no meu lábio, como quem morde um hambúrguer ou um cachorro quente. Naquela noite eu tomei sete pontos na boca. Mordi tão forte – minha mandíbula é muito forte – que eu deixei os meus dois dentes da frente moles, ficaram soltos”, admitiu Eye, antes de contar como pretende resolver esse problema.

“Fui até a minha dentista alinhar melhores formas de parar de morder, porque foi a terceira vez que passei por isso nos pesos-moscas e dói muito. Morder o próprio lábio dói, galera (risos). Eu estou fazendo isso comigo mesma: quando vou golpear eu tenciono os lábios e meio que sugo com os dentes. Poderia ser de golpes que recebo, mas assistindo aos vídeos percebemos que sou eu me mordendo no anseio antes de lançar os golpes”, concluiu a atleta da ‘Independent’.

Desde que retornou à divisão até 57 kg, Jessica se manteve invicta no Ultimate, com três vitórias. No entanto, apesar da ótima fase, a americana terá pela frente o principal desafio de sua carreira, até porque Valentina é considerada uma das principais lutadoras de MMA em atividade. O duelo entre as duas será o ‘co-main event’ do UFC 238.

Editor da Ag Fight e colunista do UOL, Diego Ribas cobre MMA desde 2010 e atualmente mora em Las Vegas

Mais em Notícias