Siga-nos
Diego Ribas/PxImages

Notícias

Dana White se mostra contrário à mudança no sistema de pontuação no MMA

As inúmeras decisões polêmicas dos juízes de MMA ao longo dos anos já trouxe à tona, constantemente, a discussão sobre possíveis mudanças no sistema de pontuação atual utilizado por grande parte dos eventos. Uma das sugestões com maior adesão de simpatizantes, e que já fui inclusive testada na prática pelo Invicta FC recentemente, é o ‘open score’ (‘placar aberto’ na tradução para o português). Esta proposta, no entanto, conta com um opositor de enorme influência, Dana White, presidente do UFC.

Em declaração à ‘ESPN’ americana sobre o assunto, o dirigente se mostrou contrário à introdução do ‘open score’ no MMA e destacou a possibilidade da nova medida trazer uma consequência ainda mais negativa para as competições. O mandatário do UFC ainda se mostrou conformado com a ideia de que nenhuma mudança no sistema de pontuação serviria para erradicar os erros cometidos pelos juízes, e ainda ponderou que o suspense pelo anúncio do resultado final de uma luta faz parte do entretenimento promovido pelo esporte.

O ‘open score’ garantiria aos lutadores e suas respectivas equipes a escolha sobre serem informados da pontuação nas papeletas dos juízes entre os rounds, dando a oportunidade dos mesmos ajustarem suas estratégias de forma adequada durante os combates. Para os apoiadores da medida, o conhecimento do placar poderia instigar os atletas em desvantagem a serem mais agressivos no período final. Já os opositores, como Dana White, apontam para uma provável diminuição da ação no derradeiro assalto, tendo em vista que lutadores em vantagem podem optar por evitar o confronto franco para garantir o triunfo por pontos.

“Se um cara sabe que ele está com dois rounds de vantagem e você é um lutador profissional, você absolutamente pode se manter longe do outro cara por um round inteiro e fazer a luta ficar horrível. Se você já sabe que já tem dois rounds assegurados, garantidos se você viu o placar lá em cima, tudo que você tem a fazer é ficar longe desse cara pelos próximos cinco minutos. Isso produz muitos terceiros rounds ruins”, ponderou Dana White, antes de completar.

“Isso nunca vai ser perfeito. Sempre vão existir (resultados de) lutas que deixam maluco e te irritam, estragam suas apostas, sempre vão existir essas coisas que acontecem no negócio das lutas. No final do dia, assistir a luta e esperar pelos resultados é divertido”, finalizou o dirigente máximo do UFC.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias