Siga-nos

Notícias

Dana White justifica nova luta para ex-campeão em decadência: “Prometeu se aposentar”

Em seu último compromisso, BJ perdeu para Clay Guida – Leandro Bernardes

A carreira de um lutador de MMA pode ser tão grandiosa quanto devastadora. Ex-campeão dos leves (70 kg) e dos meio-médios (77 kg) do UFC, BJ Penn vive uma longa fase de derrotas: o último triunfo do veterano foi em 2010. De lá pra cá, sete reveses. Diante deste cenário, seria mais do que compreensível se o Ultimate desligasse o atleta, mas ele deve, em breve, voltar ao octógono contra Nik Lentz. E Dana White teve de justificar aos jornalistas a decisão tão incomum.

O duelo está apalavrado, mas ainda não foi anunciado pela organização. Durante entrevista coletiva após o UFC 240, o dirigente declarou que foi pressionado pelo ex-campeão a marcar uma nova luta. Questionado sobre as razões de tamanha paciência com o veterano, White não hesitou.

“Porque ele me aterrorizou por uma semana e não parou de me mandar mensagens por três dias e ainda falou comigo. Temos um acordo agora: vencendo, empatando o perdendo, será a última luta de BJ Penn. Está muito claro entre nós que não haverá outra luta, não importa o motivo”, disse.

“BJ me explicou as milhões de razões pelas quais ele precisa desta luta, por que tem de fazê-la. Vocês me conhecem: quando eu estou dentro, eu estou dentro. E vou fazer o que vou fazer. Então, estamos fazendo isso: ele me prometeu que em caso de vitória, derrota ou empate, ele vai se aposentar depois desta luta. Vamos ver se ele mantém a promessa. Ele não vai lutar (no UFC). Isso eu garanto a você”, acrescentou.

A mais recente luta de Penn foi no UFC 237, no Rio de Janeiro, em maio último. O lutador de 40 anos fez um bom primeiro round, mas caiu de rendimento nos assaltos seguintes, perdendo por decisão unânime. Seu último resultado positivo foi em 2010, quando nocauteou Matt Hughes. Hughes está aposentado desde 2011.

Mais em Notícias