Petr Yan nocauteou o veterano Urijah Faber no UFC 245 – Rigel Salazar/ PXImages
Prestes a disputar o cinturão peso-galo (61 kg) contra José Aldo no UFC 251, que será realizado no dia 11 de julho, na ‘Ilha da Luta’, em Abu Dhabi, Petr Yan tem planos ambiciosos para o seu futuro. Além de conquistar o título da categoria, que está vago desde a aposentadoria do então campeão Henry Cejudo, o russo projeta dominar a divisão por um longo tempo.
Para isso, além de superar o ex-campeão peso-pena (66 kg) no UFC 251, Yan precisará lidar no futuro com vários lutadores da categoria com potencial para ameaçar o reinado de qualquer um, como Aljamain Sterling, Cody Garbrandt e a jovem promessa Sean O’Malley, que tiveram performances dominantes no card da edição 250, realizada no último dia 6 de junho. Ao site ‘MMA Junkie’, o russo exaltou a concorrência e a importância do bom desempenho dos seus colegas para colocar a divisão entre as mais empolgantes do Ultimate.
“Na minha opinião, o peso-galo é a divisão mais empolgante do UFC. Estou feliz que eles tiveram uma boa performance e representaram nossa divisão tão bem. Estou animado para enfrentar todos os principais concorrentes no futuro e tenho confiança que eu vou dominar essa divisão por um longo tempo”, afirmou Petr Yan, através de um tradutor.
Antes de concretizar este desejo, no entanto, o lutador russo terá pela frente um adversário faminto, em busca de seu segundo título pelo Ultimate. Ainda que tenha estreado no peso-galo com derrota para Marlon Moraes em decisão dividida dos juízes, Aldo demonstrou no combate não ter sentido o brusco corte de peso na nova categoria. Ciente das qualidades do brasileiro, Petr Yan projeta um duelo explosivo contra o ex-campeão dos penas, mas confia no seu potencial para sair da peleja vitorioso e com o cinturão da divisão até 61 kg.
“Aldo é um lutador muito experiente e bem treinado. Ele não comete muitos erros. Ele vai estar pronto para lutar os cinco rounds, mas eu acredito que tenho a habilidade e as ferramentas para derrotá-lo. Não tenho dúvidas de que será um combate empolgante porque nossos estilos combinam muito bem. Eu visualizo que essa luta vai terminar com minha mão sendo levantada. Eu acredito que posso derrotar todos os lutadores na minha divisão”, finalizou o russo.
No UFC desde junho de 2018, Petr Yan soma seis vitórias e nenhum revés na principal organização de MMA do planeta. Em razão de suas boas apresentações, o russo ocupa atualmente a terceira posição no ranking do peso-galo. Já José Aldo não vive a melhor fase de sua carreira. Em suas duas últimas pelejas, o brasileiro acabou superado em ambas, por Alexander Volkanovski, ainda na divisão dos penas, e por Marlon Moraes, em sua estreia na categoria até 61 kg do Ultimate.