Siga-nos

Notícias

Choro, troca de rival e protesto! Entenda como foi a pesagem do UFC Las Vegas

Jessica Eye sofreu, mas não conseguiu bater o peso de sua divisão – Diego Ribas

Realizada nesta sexta-feira (12) em Las Vegas (EUA), a pesagem do UFC Las Vegas (EUA) contou com pouco interesse midiático devido ao fraco card montado para o show. No entanto, diversos elementos tornaram a cerimônia de conferência dos quilos um verdadeiro drama, a começar pela estrela principal do evento, Jessica Eye.

Abatida, a ex-desafiante ao título dos pesos-moscas, e main event deste card, mais uma vez mostrou dificuldade em bater o peso da categoria e, mesmo sem roupa, superou em 0,250 libras (cerca de 115 gramas) o limite da divisão, que em lutas não válidas por cinturão é de 57,1 kg. Ao ouvir o anúncio de seu peso, a americana começou a chorar e, em rápida mensagem aos jornalistas presentes, disse que não conseguiria baixar mais a marca e que sentia muito por isso.

Outro momento de destaque foi o fato de Ray Borg, alegando razões pessoais, se retirar do evento menos de 48 horas antes da pesagem, obrigando o evento a escalar Gustavo Lopez  como substituto de última hora. Desta forma, a disputa entre o atleta que faz sua estreia no UFC  e o lutador da Georgia Merab Dvalishvili será realizada em um peso-casado de até 140 libras (63,5 kg).

Dvalishvili, por sinal, também chamou a atenção, mas não pelo peso. Uma libra (cerca de 450 gramas) abaixo do limite, o lutador usou uma peruca de cabelo afro e, segurando a bandeira de seu país e dos EUA, mandou a mensagem de apoio ao movimento ‘Black Lives Matter’, que organizou uma série de manifestações no país nas últimas semanas após o assassinato de George Floyd por um policial.

 

Dvalishvili mandou seu recado em breve protesto durante a pesagem – Diego Ribas

Depois desta manifestação, foi a vez do americano Karl Roberson se apresentar 4,5 libras (2 kg) acima do limite da divisão dos médios, enquanto que seu rival, o italiano Marvin Vettori, cravou as 186 libras (84,3 kg) exigidas para a divisão. Desta forma, a disputa só acontecerá mediante o pagamento de parte da bolsa do atleta como multa.

Para finalizar a conturbada manhã em Las Vegas, o peso-pena (66 kg) Darrick Minner se retirou do duelo contra Jordan Griffin através de um comunicado em suas redes sociais. Mesmo assim, seu oponente, como manda o contrato com a organização, venceu a balança para garantir o recebimento de sua bolsa de forma integral.

“O corte de peso estava tranquilo, fui cochilar antes de cortar as últimas cinco libras. Acordei depois de duas horas de sono vomitando e não consegui parar por seis ou sete horas. Vomitei de novo nessa manhã, mas isso diminuiu. O pessoal de nutrição do Instituto de Performance do UFC tentaram de tudo para controlar meu estômago antes de começarem a me reidratar. (…) Peço desculpas ao meu oponente Jordan Griffin e seu camp. Faremos essa luta em outra data”, narrou Minner.

Rival de Tyson Nam, Zarrukh Adashev não bateu o peso correto e, com 62,8 kg (1,1 kg acima do limite), terá que pagar uma multa para poder participar do show.

Confira o peso de todos os atletas do UFC Las Vegas:

*Jessica Eye: 57,2 kg
Cynthia Calvillo: 57,1 kg
*Karl Roberson: 86,4 kg 
Marvin Vettori: 84,3 kg 
Merab Dvalishvili: 63 kg 
Gustavo Lopez: 63.5 kg
Andre Fili: 66 kg 
Charles Jourdain: 66 kg 
Jordan Espinosa: 61,4 kg
Mark De La Rosa: 61.7 kg
Mariya Agapova: 56,9 kg
Hannah Cifers: 56,7 kg
Charles Rosa: 70.30 kg
Kevin Aguilar: 70,5 kg 
Julia Avila: 61,2 kg
Gina Mazany: 61,7 kg 
Tyson Nam: 61,4 kg 
*Zarrukh Adashev: 62,8 kg
Jordan Griffin : 66,2 kg 
**Darrick Minner: não irá luta
Christian Aguilera: 77,3 kg 
Anthony Ivy: 77,5 kg

* Lutadores que não conseguiram bater o peso
** Se retirou do card após enfrentar problemas com o corte de peso.

Editor da Ag Fight e colunista do UOL, Diego Ribas cobre MMA desde 2010 e atualmente mora em Las Vegas

Mais em Notícias