Siga-nos

Notícias

Astro do jiu-jitsu mundial pede desculpas após polêmica com a família Gracie

Um dos nomes mais conhecidos do jiu-jitsu na atualidade, Keenan Cornelius se envolveu em uma grande polêmica com a família Gracie, responsável pela criação e difusão da arte suave. Em seu podcast, chamado ‘The Matburn’, o lutador questionou a impossibilidade de se falar algo de negativo sobre Hélio e Rickson Gracie, especificamente, além de declarar que hoje em dia eles teriam apenas o nível de um faixa-roxa (duas graduações antes da preta). Com a repercussão negativa de suas palavras dentro da comunidade esportiva, Cornelius divulgou um vídeo desculpando-se pelo mal estar gerado (veja abaixo ou clique aqui).

No podcast, Keenan afirmou que entende a necessidade de mostrar respeito pelos pioneiros da arte suave. No entanto, o lutador reclamou de uma ‘regra não escrita’ que impede os praticantes de questionarem a qualidade de Hélio e Rickson. Após o impacto causado por suas declarações, o faixa-preta publicou em seu canal no ‘Youtube’ uma explicação sobre o que considera ter sido um mal entendido. Com uma clara mudança de tom, o americano insistiu que estava apenas dando a sua opinião, mas aproveitou a oportunidade para se desculpar com os possíveis ofendidos.

“Recentemente um veículo de comunicação fez uma manchete controversa que dizia: ‘Keenan Cornelius afirma que Rickson e Hélio Gracie seriam equivalentes a faixas-roxas’. Foi tirado do meu podcast com o Josh Hinger, onde nós discutimos tudo sobre jiu-jitsu. Situações hipotéticas, coisas reais que aconteceram, e até histórias inventadas. É entretenimento. Sobre eles serem faixas-roxas, o contexto é que estávamos conversando sobre ter muitas técnicas novas hoje em dia, não apenas as que eu criei, mas todos os novos movimentos que estão aparecendo nos últimos 20 anos, que mudaram o jiu-jitsu. Acho que qualquer faixa-preta de 30 ou 40 anos atrás teria dificuldades nesse novo ambiente, e estou falando do esporte, que é o que eu faço. Não estou falando de como a arte funciona em uma luta de rua. O Gracie jiu-jitsu é perfeito para se defender em uma situação dessas. Obviamente, se eles treinassem hoje em dia, eles seriam muito bons. Acho que foi um mal entendido sobre qual era o ponto da conversa. Eu estava apenas dando a minha opinião. Me desculpem se alguém se sentiu ofendido”, declarou Keenan.

Faixa-preta de André Galvão e ex-integrante da equipe ‘Atos Jiu-Jitsu’, Keenan Cornelius possui inúmeras medalhas nos principais campeonatos de jiu-jitsu e grappling do mundo. O havaiano é conhecido também como o criador da guarda lapela.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias