Conhecido como o ‘Oscar do MMA’, o ‘World MMA Awards’ de 2023 já possui sua lista de indicados para cada uma das 22 categorias que serão premiadas. E, como não poderia ser diferente, o Brasil terá seus representantes na premiação, que compreende o período entre julho de 2022 e junho deste ano, e ainda não possui data e local definidos oficialmente.
O ex-campeão peso-médio (84 kg) Alex Poatan, que estreou no último sábado entre os meio-pesados (93 kg) do UFC com vitória sobre Jan Blachowicz e já foi alçado ao top 3 da nova divisão, concorre na categoria ‘Revelação do Ano’. Apesar do brasileiro já possuir uma carreira consolidada nos esportes de combate, com títulos de expressão no evento de kickboxing Glory, a indicação premia a rápida adaptação e a ascensão do striker no Ultimate, que culminou na conquista do cinturão até 84 kg da entidade em novembro do ano passado.
Outra grande figura do MMA nacional indicada para o ‘Oscar do MMA’ foi Amanda Nunes, que anunciou sua aposentadoria recentemente e deixou o esporte com os títulos peso-galo (61 kg) e peso-pena (66 kg) do UFC, além de ser uma aposta certa para um futuro lugar no ‘Hall da Fama’ da organização. A Leoa concorre na categoria ‘Lutadora do Ano’.
Quem também aparece como uma das concorrentes ao prêmio de ‘Lutadora do Ano’ é Larissa Pacheco. A paraense ainda foi nomeada na categoria ‘Surpresa do Ano’, por sua vitória sobre Kayla Harrison, que lhe garantiu o título do torneio peso-leve de 2022 da PFL e um cheque de 1 milhão de dólares.
Demais brasileiros indicados
As ‘ring girls’ do UFC Jhenny Andrade e Luciana Andrade foram indicadas como uma das melhores de sua profissão no ano. Já o preparador físico Everton Oliveira também concorre na sua categoria. Vale lembrar que na cerimônia do ano passado, o Brasil levou um prêmio: o de ‘Luta do Ano’, com Glover Teixeira vs Jiri Prochazka.