Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

UFC

Alex ‘Poatan’ nocauteia Adesanya e é campeão do peso-médio do UFC

Ao que parece, Alex Pereira nasceu para vencer Israel Adesanya. Se no kickboxingPoatan‘ foi o carrasco do nigeriano duas vezes, no UFC, a história se repetiu. Na edição de número 281, realizada neste sábado (12), em Nova York (EUA), o brasileiro se tornou campeão do peso-médio (84 kg) ao nocautear o rival no quinto e último round.

Com a vitória, ‘Poatan‘ tirou a invencibilidade de Adesanya no peso-médio do UFC e colocou um ponto final no reinado do rival. Agora, o brasileiro aguarda a organização definir quem vai ser seu adversário em sua primeira defesa de cinturão da categoria.

Após se destacar no Glory, Alex Pereira, de 35 anos, ampliou seus feitos nos esportes de combate. Agora, o brasileiro é campeão do peso-médio do UFC em sua quarta luta pela companhia. Na empresa desde 2021, o atleta segue invicto nela, com vitórias sobre Andreas Michailidis, Bruno ‘Blindado’, Sean Strickland e Israel Adesanya.

A luta

Logo no início, ‘Poatan‘ entrou com uma voadora, em clara tentativa de assustar Adesanya. Confiante, o nigeriano apostou nos chutes baixos e abalou o rival ao acertar um potente direto. O primeiro round seguiu com os atletas alternando chutes e socos, mas, na reta final, Adesanya aplicou um direto na têmpora de ‘Poatan‘ e um cruzado que quase nocauteou o brasileiro.

No segundo round, Adesanya apostou nos jabs, enquanto ‘Poatan‘ esperava o momento certo para atacar. O brasileiro também acertou bons jabs no rival, que buscou o clinch. Após saírem da grade, Adesanya aplicou um direto limpo no desafeto. Em resposta, o brasileiro tentou avançar, mas quando acertava um bom jab, Israel travava o combate no clinch. Nos segundos finais do assalto, Alex surpreendeu e aplicou uma queda, mas não teve tempo para trabalhar o ground and pound.

No terceiro round, Adesanya controlou ‘Poatan‘ no chão do início ao fim. No final da parcial, o nigeriano ainda teve tempo para acertar um chute de cima para baixo. No quarto assalto, ‘Poatan‘ voltou mais agressivo, mas, rapidamente, Adesanya equilibrou as ações e tomou a iniciativa do embate. O nigeriano acertou bons golpes e abriu vantagem na pontuação.

No quinto e último round, ‘Poatan‘ foi para o ataque com tudo, mas, no clinch, Adesanya travava a luta. Após aplicar um chute, o nigeriano se desequilibrou, mas o brasileiro não aproveitou a oportunidade. Contudo, o melhor para Alex estava por vir. Logo depois, o brasileiro abalou Adesanya com um cruzado, acertou upper, direto e viu o rival cair. Decidido a ser tornar campeão do UFC, ‘Poatan‘ aplicou uma sequência de cruzados em Israel e só parou de bater com a interrupção do árbitro.

Confira os resultados do UFC 281:

Alex ‘Poatan nocauteou Israel Adesanya no 5º round;
Zhang Weili finalizou Carla Esparza no 2º round;
Dustin Poirier finalizou Michael Chandler no 3º round;
Chris Gutiérrez nocauteou Frankie Edgar no 1º round;
Dan Hooker nocauteou Claudio Puelles no 2º round;
Renato ‘Moicano’ finalizou Brad Riddell no 1º round;
Ryan Spann nocauteou Dominick Reyes no 1º round;
Erin Blanchfield finalizou Molly McCann no 1º round;
Andre Petroski venceu Wellington Turman por decisão unânime;
Matt Frevola nocauteou Ottman Azaitar no 1º round;
Karolina Kowalkiewicz venceu Silvana Gómez Juárez por decisão unânime;
Michael Trizano nocauteou Choi Seung-woo no 1º round;
Montel Jackson venceu Julio Arce por decisão unânime;
Carlos Ulberg nocauteou Nicolae Negumereanu no 1º round.

Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.

Mais em UFC