Siga-nos
As duas empresas uniram forças e tentam ameaçar a liderança do UFC - Reprodução/Instagram

MMA

Nova força! PFL oficializa compra do Bellator e busca ameaçar soberania do UFC

Agora é oficial! Dois dos maiores concorrentes do UFC uniram forças. Nesta segunda-feira (20), através de uma publicação conjunta nas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui), a PFL anunciou a aquisição do Bellator após um longo período de rumores sobre uma eventual fusão. Os detalhes da negociação e o valor da compra não foram revelados. Mas o objetivo é criar uma força capaz de fazer frente ao Ultimate, líder de mercado no ramo.

Fundador da PFL, Donn Davis revelou que todos os atletas do plantel do Bellator estarão disponíveis para competir nos eventos da PFL. A marca Bellator, porém, segue ativa e será repaginada pela sua nova aquisitora, com um formato denominado ‘Bellator International Champions Series’. Agora ex-proprietária do Bellator, a ‘Paramount’ segue envolvida na empresa através de uma participação minoritária, de acordo com a ‘ESPN’ americana.

Isso muda totalmente o cenário do MMA da noite para o dia. Basicamente, você coloca duas empresas número dois para criar uma nova co-líder (no mercado). O elenco combinado da PFL e do Bellator agora tem 30 % de seus lutadores classificados entre os 25 melhores do mundo pela ‘Fight Matrix’. É o mesmo que o UFC tem em seu elenco”, declarou Donn Davis, em entrevista ao ‘Financial Times’.

Mega evento entre campeões em 2024

A aquisição do Bellator pela PFL aparentemente vem atrelada a grandes planos. Através de suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui), Donn Davis revelou que a intenção das empresas é promover um ‘mega card’ na temporada de 2024, recheados de ‘superlutas’ entre campeões do Bellator e da PFL.

Fusão pode ameaçar o UFC?

Em agosto deste ano, a PFL recebeu uma injeção significativa do Governo da Arábia Saudita no valor de R$ 500 milhões por uma participação acionária minoritária na liga. O negócio aparentemente fortaleceu a companhia ao ponto de concretizar a aquisição do Bellator. Agora, com um leque de lutadores e possibilidades de confrontos consideravelmente maior, a fusão entre as duas empresas busca ameaçar a soberania alcançada pelo UFC nas últimas décadas dentro do MMA. 

Agora resta saber se, na prática, a aquisição do Bellator feita pela PFL fará frente com o Ultimate em números comerciais, audiências e outros indicativos. A nova força da modalidade conta com nomes de peso do esporte, como Francis Ngannou, Jake Paul, Cédric Doumbé, Cris Cyborg, AJ McKee, Patrício Pitbull, Kayla Harrison, dentre outros.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em MMA