Siga-nos
Diego Ribas

Jiu-jitsu

Renzo Gracie imobiliza homem durante confusão em Nova York; veja

Na última semana, um vídeo em que dois homens travavam uma luta corporal no metrô de Nova York viralizou. O alcance do vídeo foi provavelmente muito maior por conta de uma das partes envolvidas no incidente: o lutador Renzo Gracie. Na filmagem, é possível ver o lendário faixa-preta imobilizando o rival após ser atacado e levado ao solo (veja abaixo ou clique aqui).

De acordo com a página ‘Choke Lab’, especializada em jiu-jitsu, o brasileiro teria se tornado alvo do homem inicialmente após simplesmente conversar em português com um amigo no metrô. Incomodado, o agressor teria confrontado Renzo e o ameaçado, ao dizer que eles deveriam falar inglês em Nova York. Após o enfrentamento, ambos discutiram e acabaram chegando às vias de fato, em um confronto da luta agarrada, onde o faixa-preta é especialista.

Renzo é quedado no primeiro momento, mas rapidamente consegue usar sua técnica para reverter a situação e ficar por cima do homem. Aos poucos, o brasileiro se movimenta para buscar a finalização na posição do katagatame, mas o vídeo é interrompido e o desfecho desconhecido. De acordo com a página ‘Choke Lab’, o rival teria implorado para que o lutador de jiu-jitsu o soltasse, pois não conseguia respirar. Em seguida, o membro da família Gracie teria soltado a posição, colocando fim no confronto entre os dois.

Apesar de não se pronunciar oficialmente sobre o ocorrido, Renzo compartilhou uma publicação de Rener Gracie, em que seu parente narra seus movimentos tradicionais da arte suave durante a confusão. O post ainda conta com a seguinte legenda: “Se alguém tiver contato com o agressor, avise que não estamos procurando por ele, porque o Renzo já lhe deu a lição mais importante que ele terá na vida”, escreveu.

 

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em Jiu-jitsu