Siga-nos
Diego Ribas

Jiu-jitsu

Renzo Gracie imobiliza homem durante confusão em Nova York; veja

Na última semana, um vídeo em que dois homens travavam uma luta corporal no metrô de Nova York viralizou. O alcance do vídeo foi provavelmente muito maior por conta de uma das partes envolvidas no incidente: o lutador Renzo Gracie. Na filmagem, é possível ver o lendário faixa-preta imobilizando o rival após ser atacado e levado ao solo (veja abaixo ou clique aqui).

De acordo com a página ‘Choke Lab’, especializada em jiu-jitsu, o brasileiro teria se tornado alvo do homem inicialmente após simplesmente conversar em português com um amigo no metrô. Incomodado, o agressor teria confrontado Renzo e o ameaçado, ao dizer que eles deveriam falar inglês em Nova York. Após o enfrentamento, ambos discutiram e acabaram chegando às vias de fato, em um confronto da luta agarrada, onde o faixa-preta é especialista.

Renzo é quedado no primeiro momento, mas rapidamente consegue usar sua técnica para reverter a situação e ficar por cima do homem. Aos poucos, o brasileiro se movimenta para buscar a finalização na posição do katagatame, mas o vídeo é interrompido e o desfecho desconhecido. De acordo com a página ‘Choke Lab’, o rival teria implorado para que o lutador de jiu-jitsu o soltasse, pois não conseguia respirar. Em seguida, o membro da família Gracie teria soltado a posição, colocando fim no confronto entre os dois.

Apesar de não se pronunciar oficialmente sobre o ocorrido, Renzo compartilhou uma publicação de Rener Gracie, em que seu parente narra seus movimentos tradicionais da arte suave durante a confusão. O post ainda conta com a seguinte legenda: “Se alguém tiver contato com o agressor, avise que não estamos procurando por ele, porque o Renzo já lhe deu a lição mais importante que ele terá na vida”, escreveu.

 

Mais em Jiu-jitsu