Jiu-jitsu

Gordon Ryan justifica tapa em André Galvão: “Resposta apropriada”

A confusão envolvendo Gordon Ryan e André Galvão nos bastidores de um evento de grappling, em fevereiro deste ano, ainda repercute. Em entrevista ao site ‘MMA Fighting’, o faixa-preta americano – um dos principais nomes da arte suave na atualidade – deu sua versão para a discussão com o brasileiro e negou ter se arrependido de tê-lo agredido durante o embate.

Especulados como possíveis adversários em uma superluta no ADCC (principal evento de grappling do mundo), Gordon Ryan e André Galvão se encontraram nos bastidores do evento ‘WNO’, realizado no Texas (EUA), em fevereiro. De acordo com a versão do americano, o brasileiro teria começado a caminhar em sua direção, o ofendendo, assim que tomou conhecimento de sua presença. O líder da ‘Atos Jiu-Jitsu’ teria então empurrado o rival, que revidou com um tapa.

O imbróglio foi capturado em vídeo pelo ‘FloGrappling’ e rapidamente viralizou na internet. Questionado se existia algum arrependimento na forma como abordou a situação, o faixa-preta americano se mostrou convicto de suas ações e indicou que se pudesse voltar no tempo, faria tudo novamente do mesmo jeito.

“Eu acho que foi uma resposta apropriada. Foi o suficiente para mandar uma clara mensagem de que você não pode me intimidar, mas não foi o suficiente para o machucar seriamente, o que eu não queria fazer, a não ser que ele quisesse realmente lutar comigo. Foi uma mensagem clara, assim como na internet, se você começar comigo, eu vou revidar. Se você vier até mim e tentar lutar comigo, então nós vamos lutar”, afirmou Gordon Ryan, antes de completar.

“Todo mundo fica tipo: ‘Gordon só fala online, mas ele é legal pessoalmente’. E eu sou. Mas se você for sério e quiser lutar comigo, então nós vamos lutar. Esse é o próximo passo. Não é nada especial. Nós lutamos, nós apertamos as mãos e vamos para casa”, concluiu.

A rivalidade entre os astros do jiu-jitsu ganhou destaque no ADCC de 2019. Como André foi campeão da última superluta, precisa defender seu posto justamente contra Ryan, que venceu o torneio no peso até 99 kg e absoluto. No entanto, para medir forças com o desafeto, o atleta, multicampeão mundial da modalidade, exigiu um preço alto. A partir daí, os ataques entre a dupla se tornaram frequentes.

Matérias Recentes

Anthony Hernandez minimiza provocação polêmica de Strickland antes do UFC Houston

Escalado para enfrentar Sean Strickland na luta principal do UFC Houston, que acontece neste sábado…

20/02/2026

Sean Strickland ativa modo sincerão e entrega Michel Pereira: “Primeiro camp que o vi treinar”

Protagonista, ao lado de Anthony Hernandez, do 'main event' do UFC Houston, Sean Strickland também…

20/02/2026

Esquadrão Brasileiro vence a balança e confirma participação no UFC Houston

A pesagem oficial para o UFC Houston, programado para este sábado (21), foi realizada nesta…

20/02/2026

Merab se manifesta após vídeo sugestivo de Poatan: “Vejo um campeão peso-pesado”

O vídeo recente de Alex Pereira, mostrando o lutador pesando 110 kg, provocou reações imediatas…

20/02/2026

Dan Hooker quebra o silêncio após ser acusado de traição com outro homem

Depois de ver supostos detalhes de sua vida pessoal serem expostos publicamente, o lutador neozelandês…

20/02/2026

Ex-campeão do UFC e Vinícius LokDog trocam farpas e esquentam rivalidade

A recente mudança de categoria de Vinícius Oliveira continua gerando novos capítulos nas redes sociais.…

20/02/2026