Siga-nos
Demian Maia em sua nova função de comentarista do UFC Fight Pass.
Demian enfrentará GSP no Fight Pass Invitational - Eugênio Goulart/UFC

Jiu-jitsu

Demian Maia encara Georges St-Pierre em luta de grappling nos EUA

Depois de ter sua volta às competições anunciada, Georges St-Pierre já sabe quem será seu adversário no ‘Fight Pass Invitational 6’, marcado para o dia 16 de dezembro, em Las Vegas (EUA). O canadense – ex-campeão meio-médio (77 kg) e peso-médio (84 kg) do UFC – terá pela frente o faixa-preta de jiu-jitsu Demian Maia, que também possui uma carreira de destaque no MMA, especialmente no Ultimate.

A notícia foi confirmada pelo próprio brasileiro, através de suas redes sociais (clique aqui), nesta quinta-feira (20). Curiosamente, Demian Maia foi um dos nomes citados por ‘GSP’, recentemente, como potencial oponente para esse duelo no grappling. Na ocasião, St-Pierre inclusive classificou o paulista como “o melhor ou um dos melhores grapplers que já competiu no UFC”.

“De tempos em tempos, alguma coisa aparece que ainda te motiva de verdade. Lutar grappling com Georges St-Pierre será um grande desafio e grande motivação. Você, GSP, é um dos maiores competidores da história, o qual eu respeito muito. Estou dentro! Ansioso para competir no UFC Invitational”, escreveu Demian.

Foco no grappling após saída do UFC

Depois de uma longa e bem-sucedida carreira no UFC, onde chegou a disputar o cinturão das divisões dos meio-médios e dos médios, Demian Maia se despediu da organização após ter seu contrato encerrado, em 2021. Sem um acordo para uma luta de despedida, um desejo pessoal seu, o faixa-preta voltou suas atenções para outras atividades, entre elas as competições de grappling.

Em maio do ano passado, o veterano, de 45 anos, finalizou Alex Cowboy no BJJ Stars, em São Paulo. Cerca de um mês depois, Demian voltou a vencer no grappling, desta vez no Polaris, realizado no País de Gales. Na oportunidade, o paulista superou o ex-campeão peso-leve (70 kg) do UFC Benson Henderson, por pontos. Já em fevereiro deste ano, foi a vez do sul-coreano Sangwook Kim ser finalizado por Maia, no evento ‘CHAANCE Spyder BJJ Road To Black’, realizado na Coreia do Sul.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Jiu-jitsu