Entrevistas

Técnico que graduou Glover na faixa-preta de jiu-jitsu exalta feitos do campeão

Sem saber o que é derrota desde 2018, Glover Teixeira chegou ao ponto mais alto de sua carreira no dia 30 de outubro, quando finalizou Jan Blachowicz e conquistou o cinturão dos meio-pesados (93 kg) do UFC. Com esse resultado, o brasileiro alcançou um recorde na companhia e é o atleta que teve mais triunfos por finalização na história da categoria, com sete, e um profissional ajudou o mineiro a conseguir esta façanha.

Em 2003, Glover, ainda na faixa-azul de jiu-jitsu, se mudou para Danbury (EUA) e conheceu Luigi Mondelli. O treinador especialista na arte suave abriu as portas da filial da ‘American Top Team’ na cidade para o brasileiro e o ajudou a alcançar a faixa-preta da modalidade, além de afiar ainda mais o jogo de chão do meio-pesado.

Apesar de não integrar mais a equipe de Glover desde 2017, por uma decisão em comum acordo, Luigi, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, recordou os momentos que viveu ao lado do atual campeão do UFC e destacou o talento que o atleta lhe mostrou desde cedo, praticamente o ‘obrigando’ a lhe graduar com a faixa-preta com oito anos de prática. Para o treinador, Teixeira sabe usar como poucos o jiu-jitsu no MMA.

“Ele sempre teve uma facilidade grande para aprender. Sempre foi muito forte, tinha uma agressividade muito grande e uma simplicidade no jiu-jitsu. Ele manteve um jogo simples e preciso, não inventava muito. Acho que o diferencial dele no jiu-jitsu era sua pressão, porque sempre foi muito forte. Ele sabe usar o peso dele muito bem, fazer as pessoas cansarem. Ele adaptou bem o jiu-jitsu dele para o MMA, porque sabe a hora de bater, de amaciar e tem umas posições que usa muito bem, como a guilhotina, o mata-leão pelas costas modificado como vocês viram (contra o Blachowicz)”, explicou.

Durante sua parceria com Glover, Luigi viu o competidor chegar ao UFC e disputar pela primeira vez o cinturão da categoria, depois de engatar uma sequência de cinco vitórias na organização. Naquela época, apontavam que o mineiro havia chegado ao seu auge e não teria uma nova chance pelo título. No entanto, o lutador calou os críticos e, com 42 anos, alcançou o topo do mundo. Por ter convivido anos com o veterano, Mondelli deu sua visão de somente agora o atleta ter alcançado seu melhor momento.

“Acho que foi uma combinação de fatores. Quando ele foi nocauteado pelo Anthony Johnson e pelo (Alexander) Gustafsson acho foi uma falta de estratégia, na época não tinha mudado o jogo dele. Contra o Phil Davis eu estava com ele e não estava feliz com o corte de peso. Então acho que ele e tornou mais profissional em algumas coisas, mas nunca perdeu a dedicação e o foco. Talvez tenha escutado mais os treinadores dele agora. Antes ele tinha a sede do nocaute e parece que dessa vez voltou para a origem dele, porque ele tem um jiu-jitsu muito bom, embora tenha uma mão pesada”, concluiu.

Glover Teixeira compete no MMA profissional desde 2002 e acumula 33 vitórias e sete derrotas em sua carreira. Atualmente, o lutador atravessa grande momento no UFC, com seis triunfos seguidos, sua melhor marca na organização desde a estreia nela, em 2012.

Matérias Recentes

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026

Ex-campeão do UFC alerta Poatan sobre riscos em duelo contra Chimaev

A possibilidade de um confronto entre Alex Pereira e Khamzat Chimaev segue gerando debates nos…

30/01/2026