Siga-nos

Entrevistas

Rafael dos Anjos aposta em experiência para vencer Vicente Luque: “Vai fazer a diferença”

Rafael dos Anjos é um dos lutadores com maior quilometragem dentro do octógono do Ultimate – com 33 combates realizados na principal liga de MMA do mundo. Mas o lastro, que pode ser avaliado como uma possível desvantagem, é enxergada como um trunfo pelo veterano. Às vésperas de mais um duelo pela frente, dessa vez no UFC Vegas 78, diante do compatriota Vicente Luque, ‘RDA’ aposta suas fichas na experiência para sair vitorioso.

O confronto contra Luque marca a 11ª luta principal de Rafael dentro do UFC. Acostumado a liderar cards e, sobretudo, competir durante cinco rounds, o brasileiro projeta que seu histórico pode pesar a seu favor. Confiante no resultado positivo, o atleta de 38 anos pode adentrar no ranking dos meio-médios (77 kg) caso tenha o braço erguido neste sábado (12).

Acho que minha experiência, em uma luta de cinco rounds, vai fazer toda a diferença nessa luta. Com certeza (a experiência) faz diferença, até no mental. Eu já sei o que me espera. Acho que esse é o meu 11º ‘main event’, então já passei de tudo dentro desse octógono. Já passei bons e maus momentos. Minha experiência vai contar muito. Sou um cara que ando para frente também e com certeza vou sair com a vitória”, opinou RDA.

Sem pensar em parar

Apesar de toda a bagagem adquirida no esporte, Dos Anjos não dá sinais de desaceleração dentro do octógono. Aos 38 anos, o atleta da Nova União garante que, no momento, não pensa em pendurar as luvas. Com um longo contrato a ser cumprido dentro do Ultimate, o lutador carioca projeta que só cogitará se aposentar caso sinta que seu corpo dê sinais de desgaste.

“Não (não busco marca de 50 lutas). Enquanto Deus for me dando saúde, eu vou. O primeiro sintoma (para aposentar) é o corpo. Quando o corpo não está segurando mais, não está aguentando. O último que você vai sentir é a mente, porque a mente vai embora. Mas meu corpo está bom ainda, não lesões graves, nada que me atrapalha. Queria muito terminar meu contrato com o UFC, esse é meu plano. Tenho essa (luta) de sábado agora e mais seis (no contrato)”, ponderou Rafael.

Ex-campeão peso-leve (70 kg) do UFC, Dos Anjos desponta como um dos grandes nomes do MMA nacional nos últimos anos. Ao longo de sua trajetória como profissional de MMA, o brasileiro somou 32 vitórias e 14 derrotas.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em Entrevistas