Entrevistas

PFL: Raush admite que título em 2021 impactou seu desempenho na última temporada

Campeão do torneio peso-leve (70 kg) da PFL em 2021, Raush Manfio conquistou muito mais do que apenas o cinturão e o prêmio de 1 milhão de dólares (cerca de R$ 5 milhões na cotação atual). Depois de alguns perrengues, o lutador brasileiro conseguiu um alívio financeiro significativo, que o permitiu inclusive alguns luxos. Porém, apesar da melhoria na qualidade de vida dele e de sua família, o título também contribuiu para sua queda precoce no GP do ano seguinte à conquista.

Com uma vitória por pontos e uma derrota, o gaúcho acabou eliminado antes da fase de playoffs do torneio dos leves da PFL em 2022. Agora, prestes a estrear na nova temporada da liga, Raush – em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight (clique aqui) – reconhece que a mudança de vida mexeu com sua ambição de ganhar, até mesmo de forma inconsciente. Porém, o ‘Cavalo de Guerra’, como é conhecido, promete voltar com tudo, motivado para repetir o feito de dois anos atrás e levar novamente o título e o prêmio milionário para casa.

Acho que o que atrapalhou foi um pouco de falta de atitude da minha parte. Talvez a questão mental de ter novas metas, de ter vencido uma etapa tão grande na minha vida – questão financeira, de carreira. E a gente se prepara muito para sobreviver, mas quando a gente finalmente vence, a gente tem que saber como se ver na vitória, continuar sonhando… Talvez (houve) um pouco de falta de metas no ano passado. ‘Ah, vou ser campeão de novo’. Mas muito solto, sem uma base, sem um plano. E esse ano foi diferente. Eu organizei meus pensamentos, me lembrei porque que eu luto, tenho contas para pagar – aquele 1 milhão (de dólares) não é infinito. Paga os impostos lá e sobra só a metade (risos). Então, estou faminto de novo para vencer“, ponderou Raush.

Autocrítica e novas metas

Sem lutar desde junho do ano passado, quando foi derrotado por Olivier Aubin-Mercier e, consequentemente, acabou eliminado do GP, o lutador brasileiro teve tempo para refletir sobre o que deu errado na última temporada e como poderia dar a volta por cima nesta que se inicia na sexta-feira (14), contra Alexander Martinez, no terceiro evento da PFL no ano. E a conclusão, de acordo com o próprio atleta, é que a motivação que o levou à conquista de 2021 precisa estar de volta em 2023.

“Eu tive que ter novas motivações. Porque eu não tinha mais a preocupação do aluguel, pude chegar na concessionária e comprar um carro novo, tive muitos sonhos materiais realizados… Comprei uma casa, que eu acho que é o sonho de todo mundo, 31 anos e agora eu tenho uma casa. Acho que faltou para mim ter novas metas. ‘Você realizou as metas materiais. O que está faltando agora, Raush? Como você vai ser campeão de novo?’.  (Antes) eu estava faminto porque tinha dois filhos para criar e não tinha dinheiro para pagar o aluguel no primeiro ano (de PFL)”, explicou o gaúcho, antes de completar.

“Então, depois que isso sumiu – eu não vou botar a culpa nisso -, mas talvez faltou um pouco de organização da minha parte para dizer: não é só por causa de dinheiro que eu luto, é porque eu amo. Faço isso desde os 13 anos e só fui ganhar dinheiro agora em 2021. Isso agora mudou para mim. Eu lembrei quem eu sou, o porquê eu sou o ‘Cavalo de Guerra’, e estou muito motivado, sério, para fazer um (bom) trabalho e arriscar. Até no mundo dos negócios, se você não arrisca, você não consegue ir para frente. Então, como lutador, eu tenho que chegar lá e arriscar. Se eu arriscar – com todo o jogo que eu tenho, todo o meu repertório -, eu vou correr algum risco, mas eu tenho muito mais riscos a oferecer (aos adversários)”, concluiu.

Raush Manfio, de 31 anos, compete no MMA profissional desde 2011 e possui um cartel de 16 vitórias e quatro derrotas. O brasileiro entrará na temporada 2023 do torneio peso-leve da PFL como um dos fortes candidatos ao título. Para isso, uma vitória sobre Alexander Martinez, nesta sexta-feira, no evento que terá transmissão do canal ‘Combate’ é essencial, de preferência pela via rápida, que concede ao lutador mais pontos para se classificar aos playoffs.

Matérias Recentes

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024