Siga-nos
exclusivo!
Natassia del Fischer/PxImages

Entrevistas

‘Parrumpinha’ elogia camp de Petr Yan na ‘ATT’ e aponta sua evolução no jiu-jitsu

Campeão peso-galo (61 kg) do Ultimate, Petr Yan decidiu mudar de camp para sua primeira defesa de cinturão. Para o confronto diante de Aljamain Sterling, que acontece neste sábado (6), no UFC 259, o russo fez toda a sua preparação na equipe ‘American Top Team’ e contou com a ajuda de um brasileiro em específico. O veterano Marcos ‘Parrumpinha’ foi o responsável por afiar o jogo de chão do lutador e aprovou a parceria.

Por este ser seu primeiro camp na ‘ATT’, Petr Yan poderia demorar a se adaptar e estranhar o método de trabalho da nova equipe, com diferentes treinadores e parceiros de treinos. Mas o resultado foi exatamente ao contrário. ‘Parrumpinha’, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, não deixou de elogiar a determinação e o foco do russo desde o início de suas atividades e adiantou que ele seguiu à risca todo o planejamento feito.

“Foi excelente. O Petr é um cara que aprende rápido, muito educado e respeitoso com todos. A gente teve até que segurar ele um pouco, porque gosta muito de treinar forte direto. Fizemos um camp de sete semanas e foi muito bom, sem contusões. Ele até mencionou que as últimas lutas dele estava machucado e nesse agora não teve nada. O Yan é fácil de trabalhar. Ele treinou bem com todo mundo, pessoal gostou dele. Tudo que eu falava para fazer, ele fazia. Foi muito proveitoso”, revelou o treinador de jiu-jitsu.

Desde que chegou ao UFC, em 2018, Petr Yan impressionou pelo volume e quantidade de golpes desferidos por comabte, além de aresentar ‘gás’ sempre em dia. Desta maneira, o russo ainda parece ter uma ‘brecha’ em seu jogo, que é a parte de chão. Portanto, a missão de ‘Parrumpinha’ foi minimizar esse ponto fraco e deixar o russo pronto para caso o duelo vá para o chão, uma das especialidades de Sterling. Depois de semanas de parceria, o brasileiro mostrou sua confiança que o campeão vai mostrar seu crescimento nessa área.

“O Petr não é campeão à toa. Ele é bom em tudo. Só que obviamente a especialidade dele é a trocação. Tudo que tentamos melhorar ele fez com excelência. Ele aprendeu rápido e se adaptou ao meu estilo de ensinar, então tivemos uma evolução muito boa na parte de defesa de queda, de chão e tudo. Mas luta é luta, tudo pode acontecer. Acredito que o Petr esteja bem preparado na questão de chão. (…) Trabalhamos para um Petr Yan mais completo. Ele hoje está bem melhor de chão e queda quando ele chegou. Ele ai mostrar isso? Não sabemos. A melhora foi feita, está mais técnico, consciente”, relatou.

Após esse trabalho na parte de chão de Yan, ficou a questão se o russo pode surpreender Sterling caso seja colocado para baixo. ‘Parrumpinha’ admitiu que a estratégia está mais relacionada e desgastar fisicamente Aljamain e aproveitar as oportunidades. No entanto, adiantou que o público pode ter uma surpresa com o jogo de solo do europeu.

“Depois que o Aljamain cansar ele tem que rezar para o Deus dele porque vai vir de tudo quanto é lugar, soco, cotovelada, finalização. Temos uma estratégia traçada, obviamente não é ir para o jogo de chão, mas se a brecha aparecer e o Aljamain estiver cansado, o pessoal vai ter uma surpresa boa. Não é impossível (ver uma finalização), mas é improvável. Tem alguns cenários que praticamos que pode aparecer alguma finalização. O Petr está preparado, coloquei algumas finalizações que gosto para ele e que comecei a colocar no jogo dele. Ele gostou, porque conseguia ver, mas não pegava”, analisou.

Ainda invicto no Ultimate após sete apresentações, Petr Yan derrotou José Aldo por nocaute técnico, no UFC 251, realizado em Abu Dhabi (EAU), e conquistou o cinturão dos galos, em duelo que aconteceu em julho de 2020, em sua última apresentação dentro do octógono. O russo soma, ao todo em sua carreira, 15 vitórias e apenas uma derrota.

Mais em Entrevistas