Sensação do Brasil no MMA, Jailton Almeida se prepara para fazer seu segundo ‘main event’ no UFC, agora em casa. Neste sábado (4), em São Paulo, ‘Malhadinho’, invicto no octógono, enfrenta Derrick Lewis, que substitui Curtis Blaydes no show, em luta válida pelo peso-pesado e está tão empolgado com seu atual momento na companhia, que não só projeta a vitória, como também um passo grandioso na divisão.
Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, ‘Malhadinho’, embalado por cinco vitórias seguidas, cogitou disputar o cinturão do peso-pesado, mostrando não estar intimidado com atletas tão renomados quanto Jon Jones e Stipe Miocic e promissores como Sergei Pavlovich e Tom Aspinall. E, para se aproximar ou até mesmo disputar o título da categoria, o brasileiro sinaliza que seu objetivo no show é aproveitar o fato de atuar em casa e vencer de maneira impressionante um lutador popular como Lewis.
“O Blaydes poderia me deixar um pouco acima do top-5. O Lewis é muito conhecido. Eu falo que ficou ruim pelo ranking, porque sou o nono, ele é o décimo e Blaydes é o quinto, mas nunca disputou o cinturão, apesar de ser top-5. O Lewis já. Com fé em Deus, ganhando no sábado, posso subir no ranking e até Dana White surpreender e me dar uma chance pelo cinturão. Minha última luta foi contra um nocauteador. O Jairzinho é rápido, mas o Lewis não é, não se movimenta. Vou tentar impor meu jogo. Se eu conseguir entrar nas pernas dele e quedar, vai ser show e vou buscar a finalização ou até o nocaute e esse bônus”, declarou o atleta.
Cenários dos pesados
Mas, mesmo em caso de vitória convincente contra Lewis, a chance de ‘Malhadinho’ disputar o título dos pesados é pequena. Recentemente, Jones, campeão da categoria, saiu da luta contra Miocic, que aconteceria em novembro, por conta de uma grave lesão no ombro e deve ficar oito meses longe do octógono. Em seguida, Dana White informou que Stipe, de 41 anos, será o oponente de ‘Bones’ em seu retorno à ação.
Sem o duelo entre os veteranos no UFC 295, a empresa escalou Aspinall vs Pavlovich, valendo o cinturão interino do peso, fazendo o vencedor lutar na sequência pelo linear contra Jones ou Miocic. Portanto, com tal cenário na divisão, o brasileiro, se passar por Lewis, ficaria no aguardo.
Registro de ‘Malhadinho’ no MMA
Jailton Almeida, de 32 anos, iniciou sua trajetória no MMA em 2012 e estreou no UFC em 2022. Pela organização, ‘Malhadinho’ disputou cinco lutas, venceu todas de forma dominante e pela via rápida (três por finalização e duas por nocaute). Revelado pelo reality show ‘Contender Series’, o baiano impressionou no octógono diante de Anton Turkalj, Danilo Marques, Jairzinho Rozenstruik, Parker Porter e Shamil Abdurakhimov. Atualmente, o atleta é o nono colocado no ranking do peso-pesado da companhia.