Siga-nos

Entrevistas

Ferguson exalta disputa contra Gaethje e ataca Khabib: “Correu como um cachorro”

Tony Ferguson busca sua segunda conquista de cinturão interino peso-leve do UFC – Diego Ribas

Após ver sua luta contra Khabib Nurmagomedov ser cancelada pela quinta vez, Tony Ferguson optou por riscar o nome do russo de sua lista. O duelo, que já havia sido descartado outras quatro vezes por problemas de lesões com ambos os atletas, dessa vez caiu pelo fechamento das fronteiras na Rússia – medida adotada para combater a propagação da pandemia do novo coronavírus -, o que impossibilitou que o campeão peso-leve (70 kg) viajasse aos Estados Unidos para o UFC 249. Em conversa com a imprensa – com a presença da Ag. Fight – durante o media day virtual, ‘El Cucuy’ acusou o rival de ter fugido do confronto e afirmou que não pensa mais nele.

Com a saída de Khabib do card, Tony agora encara Justin Gaethje na luta principal do UFC 249, neste sábado (9), em Jacksonville (EUA), pelo cinturão interino dos leves. Apesar do caráter provisório do título, o americano – que já foi detentor desta cinta há três anos – ressaltou que o tratará como linear, justamente pela desistência do russo e por ter sido destituído de sua coroa sem tê-la perdido dentro do octógono, mas por motivo de lesão. Em seu desabafo, sobrou até para Conor McGregor, que está de olho em um title shot, mas também se encontra impossibilitado de competir, já que está na Irlanda, seu país natal.

“Estava me preparando para Khabib desde setembro e depois quando a luta caiu, eu ainda bati o peso no dia 18 de abril. Nenhum outro lutador optou por fazer isso, eles perguntaram: ‘Por que? Por que? Por que?’. Mas as pessoas que perguntam isso, como eu disse, elas não entendem o jogo. Elas não entendem um profissional, um campeão. Quando eu assino na linha pontilhada para algo desse tipo, eu me comprometo com essa coisa. Nós temos um novo jogo para mim no dia 9 de maio, e como eu disse antes, Khabib e McNuggets (McGregor), eles não existem. A única pessoa no momento que realmente interessa é Justin Gaethje”, declarou Ferguson, antes de afirmar que não vê o título em disputa contra Gaethje como interino.

“Os (fãs) casuais podem achar isso, (…) mas os meus (fãs) hardcore entendem que eu tenho, sim, o cinturão. Eu não deveria ter sido destituído. Você tinha o bom e velho Tony e o cabeçudo do Khabib, ele não queria lutar. Ele correu como um cachorro com o rabo entre as pernas. A mesma coisa com o Conor (McGregor): ‘Eu vou ser o próximo, quero ser o próximo’. É o que todo mundo disse, mas onde c*** eles estão? Estão em suas casas tentando ficar na quarentena. Bem, vocês estão mandando muito bem na quarentena”, provocou.

Invicto desde maio de 2012, quando foi superado por Michael Johnson, Tony Ferguson acumula 12 triunfos consecutivos, que o levaram ao topo do ranking e o posicionaram como o desafiante consensual ao cinturão peso-leve. Após ver, primeiramente, Khabib ser retirado do card do UFC 249 e, posteriormente, o evento ser adiado do dia 18 de abril para o dia 9 de maio, ‘El Cucuy’ – conhecido por sua personalidade excêntrica – optou por seguir com o corte de peso e bateu o limite exigido pela categoria em disputas de título no dia em que seu combate aconteceria originalmente.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Entrevistas