Entrevistas

Faustão relembra momentos em que ajudou a divulgar o MMA no Brasil

Uma figura ilustre e bastante conhecida do público brasileiro marcou presença no UFC Vegas 77, no último sábado (15). Um dos maiores comunicadores da história, Fausto Silva, o ‘Faustão’, acompanhou o evento e, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight (clique aqui), relembrou momentos em que ajudou a divulgar o MMA no Brasil.

Antes de migrar para o entretenimento, Fausto Silva trabalhou como repórter de rádio, cobrindo futebol, e esteve presente inclusive no famoso jogo do milésimo gol de Pelé, no Maracanã. Já como apresentador de programas de auditório na televisão – como o ‘Perdidos na Noite’ e o ‘Domingão’ – Faustão abriu espaço na TV aberta brasileira, em atrações de enorme audiência em todo o território nacional, para figuras ilustres do mundo das lutas, ajudando na popularização do MMA no Brasil.

“Como eu sou do esporte desde o tempo do rádio, eu era mais do lado do futebol, do basquete, de outros esportes. Tinha na época de luta livre, que era uma palhaçada. O UFC não! O UFC é um esporte, virou um esporte. É um dos esportes mais cultuados do mundo, pela organização, pela seriedade. São lutadores profissionais, preparados, têm todo o suporte, com juiz, regras – a gente sabe da disciplina que tem isso aqui. Então, eu acabei levando, não só o professor Hélio (Gracie), como toda a família Gracie, o Rodrigo Minotauro, o (Junior) Cigano depois na Dança (dos Famosos). Até para mostrar que o lutador pode ter um esporte mais duro, mais ‘violento’, mas ele também pode mostrar um outro lado para a publicidade, para a nova geração. E isso funcionou”, relembrou Faustão.

Ajuda fundamental

A audiência e o prestígio do apresentador ajudou com que muitos preconceitos sobre o MMA fossem quebrados para o grande público, que até poucos anos atrás ainda via a modalidade como algo ‘selvagem’ e a tratava de forma pejorativa. E, como o próprio Fausto Silva comenta, a partir do momento em que alguns dos maiores lutadores da história dos esportes de combate fizeram aparições nos seus programas e mostraram o lado humano dos atletas do mundo das lutas, a percepção das pessoas mudou.

“Especialmente também porque quebrou alguns preconceitos. Porque se você souber e perceber que tem regra, que é um esporte em que cada categoria é de acordo com o físico, com o perfil de cada um, mais ainda: tem juiz, tem uma disciplina… Você pode gostar ou não gostar, é outra coisa. Mas você vai respeitar e, por isso, vai entender, porque esse esporte – dos novos esportes no mundo – é o que mais cresceu, o que mais se solidificou”, finalizou o comunicador.

Faustão deu sorte aos brasileiros no UFC Vegas 77

A presença in loco de Fausto Silva no Apex, em Las Vegas (EUA), no último sábado para acompanhar o evento do UFC trouxe sorte aos lutadores brasileiros que se apresentaram no octógono mais famoso do mundo. Dos quatro representantes do Brasil no card, apenas Istela Nunes – que sofreu uma grave lesão no braço – foi derrotada. Mayra Sheetara, Norma Dumont e Melquizael Costa saíram vencedores dos seus confrontos contra Holly Holm, Chelsea Chandler e Austin Lingo, respectivamente.

Matérias Recentes

Deiveson Figueiredo bate o peso e confirma luta principal do UFC China contra Petr Yan

O card do UFC China deste sábado (23) será realizado em um horário alternativo, mais…

22/11/2024

Dana White nega intenção de se envolver com política após participar de campanha de Donald Trump

Dana White foi uma peça importante na vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos…

22/11/2024

Filho do Faustão arremata experiência com Charles Do Bronx por R$ 160 mil em leilão do Ronaldo Fenômeno

Um dos maiores nomes do MMA, Charles Oliveira está com tudo. Após impressionar na vitória…

22/11/2024

Luta remarcada! Weidman enfrenta veterano no UFC 310 liderado por Pantoja em dezembro

Chris Weidman era um dos lutadores mais empolgados para competir no 'Madison Square Garden', no…

22/11/2024

Jhonata Diniz recebe 90 dias de suspensão médica após perder invencibilidade no UFC 309

Realizado no último sábado (16), o UFC 309 rendeu suspensões médicas para todos os atletas…

22/11/2024

Ngannou revela condição inusitada para lutar boxe contra Jake Paul

Na última sexta-feira (15), no Texas (EUA), Jake Paul cumpriu com a sua palavra ao…

22/11/2024