Siga-nos

Entrevistas

Brasileiro revela que se preparou na mesma academia do rival para luta no UFC

O ditado popular diz que se deve ‘manter os amigos perto e os inimigos mais próximos ainda’. Joaquim Silva, mais conhecido como ‘Netto BJJ’, passou exatamente por esta situação durante seu camp para o UFC Vegas 75 deste sábado (17). Em entrevista exclusiva à equipe de reportagem da Ag Fight, o peso-leve (70 kg) brasileiro revelou que conviveu diariamente com seu adversário, Arman Tsarukyan, durante toda a preparação para a luta.

Os encontros diários entre os rivais eram feitos na ‘American Top Team’ – equipe onde ambos se prepararam para o duelo, que serve como ‘co-main event’ do show deste sábado. Apesar de cruzar o caminho do lutador armênio constantemente nos últimos meses, Netto BJJ destacou que não possui qualquer vínculo amistoso com o jovem de 26 anos.

Eu via ele duas vezes por dia todos os dias durante todo esse camp. Inclusive no dia que marcou a luta, a gente treinou na mesma sala. Aí ele ficou me olhando, me medindo, acho que já sabia da luta – eu ainda não sabia. Mas no final do dia eu liguei as coisas. Não tem emoção ou sentimento de raiva nem nada, sou profissional. Não (não tenho amizade com ele), nunca conversei com ele, isso me ajuda para lutar, porque não tem emoção. Mas ele me ajudou muito, porque o via todos os dias na academia e era uma motivação muito grande”, detalhou o peso-leve.

Análise do rival

Até por dividir diariamente as instalações da mesma academia, Netto BJJ está ciente das credenciais de Tsarukyan – uma das promessas da divisão até 70 kg. Mas apesar de elogiar as credenciais de seu próximo rival, o brasileiro detalhou o estilo de ambos e apontou em quais áreas pode levar vantagem no confronto do UFC Vegas 75.

“O Arman é um cara mais novo que eu, duríssimo, tem um jogo completo. Tem striking, wrestling e jiu-jitsu. Mas eu vejo vantagens no meu jogo para lutar com ele. Acredito que eu seja mais forte do que ele. Ele tem um background muito grande de wrestling, é explosivo, rápido, tenho que ficar atento com a velocidade dele. Mas tenho mais poder de nocaute, mais força nos golpes e na condição física também (levo a melhor), isso vai me ajudar muito nas defesas de queda. Tenho que ser muito inteligente nessa luta”, projetou.

Vindo de vitória sobre Jesse Ronson em outubro de 2022, Netto BJJ pode dar um salto significativo na carreira caso tenha o braço erguido contra Arman. Afinal de contas, ainda fora do ranking da categoria, o brasileiro mede forças contra o atual número 8 da listagem.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em Entrevistas