Siga-nos
exclusivo!
Diego Ribas/PxImages

Entrevistas

Adesanya culpa rivais por lutas ‘chatas’ e torce para que Poatan “tente” vencê-lo

Atual dono do cinturão peso-médio (84 kg) do UFC, Israel Adesanya já aparece como o segundo campeão da categoria mais longevo, tanto em tempo de reinado como em defesas de título, atrás somente de Anderson Silva. Apesar disso, o nigeriano sofre com constantes críticas dos fãs, que o acusam de, por vezes, atuar de forma excessivamente cautelosa, fazendo apenas o necessário para sair com a vitória. Mas, neste sábado (12), no duelo contra o brasileiro Alex ‘Poatan’ Pereira, a expectativa, inclusive por parte de ‘The Last Stylebender’, é que a disputa entre eles seja empolgante.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight, Adesanya se defendeu das críticas e apontou seus adversários como os verdadeiros culpados por algumas de suas lutas serem consideradas ‘chatas’. Para o campeão, assim que seus oponentes percebem que não conseguem ameaçá-lo, muitos deles deixam de buscar a vitória e passam a esperar pelo fim dos 25 minutos previstos para disputas de título no UFC. Por isso, ‘Izzy’ torce para que, neste sábado, ‘Poatan’ cumpra com sua promessa de ser agressivo dentro do cage.

“Não sou eu. São os outros caras com quem eu estou lutando. Uma vez que eles percebem que não podem me tocar ou que não podem fazer nada, eles tentam sobreviver e param de tentar ganhar a luta. Eles querem sobreviver e dizer: ‘Bom, pelo menos eu não fui nocauteado por ele’. A mesma coisa aconteceu com Anderson (Silva). Fala sério, Anderson foi um dos maiores de todos os tempos e a mesma coisa aconteceu em um certo ponto, quando as pessoas tentavam lutar com ele e depois percebiam: ‘M***, eu estou me f***’. E depois eles ficavam tipo: ‘M***, deixa eu tentar sobreviver’. Eu estou nesse espaço aéreo agora e eu sou grande. Então, sim, eu planejo ser grande”, ponderou Adesanya, antes de admitir que torce para que seu próximo rival adote uma tática mais ofensiva.

“Eu espero que ele faça isso. Eu espero que ele lute tentando vencer. É isso que eu espero que os lutadores façam. É por isso que eu dou crédito a um cara como Brad Tavares quando eu lutei com ele. Porque nós estávamos no quinto round, eu estava f*** ele a luta inteira, e ele ainda estava tentando vencer, ele ainda estava tentando lutar. Esse é o tipo de cara com quem eu quero lutar. E ele era difícil de finalizar também. Mas foi uma luta clássica porque ele estava tentando lutar. Mas quando esses caras decidem não tentar lutar, é tipo: O que você quer que eu faça? Cometa algum erro bobo só para que você possa me trocar? Nem f***. Então, sim, eu estou feliz que ele vai tentar vencer a luta. Eu espero que ele tente, tente”, concluiu.

Israel Adesanya conquistou o cinturão linear dos pesos-médios do UFC em outubro de 2019 e, desde então, se mantém como o campeão soberano da categoria. Até o momento, o nigeriano já defendeu seu título com sucesso em cinco oportunidades. Neste sábado, pelo UFC 281, em Nova York, ‘Izzy’ coloca a cinta novamente em jogo, desta vez contra um velho conhecido, Alex ‘Poatan’ Pereira, seu algoz do tempo em que ambos competiam no kickboxing.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Entrevistas