Em fevereiro, na Austrália, aconteceu algo jamais visto no UFC: Alexander Volkanovski perdeu. Na ocasião, o líder do peso-pena (66 kg) desafiou Islam Makhachev, detentor do cinturão do peso-leve (70 kg), em uma superluta entre campeões, impressionou em ação, mas foi derrotado por decisão unânime na própria casa. Sem sucesso na tentativa de ostentar dois títulos em categorias diferentes simultaneamente, ‘The Great’ não desiste de buscar a revanche com o temido russo, porém admite que, hoje, tal sonho se encontra distante.
Após a derrota para Makhachev, Volkanovski, que discordou do resultado, pediu a realização de um novo encontro na sequência e parte da comunidade do MMA o apoiou em sua busca. No entanto, apesar de Dana White ter aprovado a superluta entre campeões do UFC, informou que o próximo passo de ambos seria defender os respectivos cinturões em suas devidas categorias.
Agora, o australiano se prepara para encarar Yair Rodríguez, dono do título interino do peso-pena, e, no peso-leve, o russo aguarda quem vai ser seu adversário, que pode ser o vencedor da luta entre Charles Oliveira e Beneil Dariush, Dustin Poirier ou Justin Gaethje. Com a intensa disputa, Volkanovski lamenta ter ficado para trás na corrida pelo topo da divisão até 70 kg, mas garante que sua história nela não está acabada.
“Precisamos fazer isso acontecer, mas é complicado. Vamos ver como as coisas acontecem. Quero estar ativo, então isso é o principal para mim. Eu poderia eventualmente conseguir, mas o que vou fazer? Esperar? Isso não sou eu. Vou conseguir lutas e fazer o que tenho que fazer, mas essa revanche definitivamente precisa acontecer. Faremos isso acontecer, mas farei apenas minhas coisas em julho e verei o que acontece comigo. Vou lutar contra qualquer um em qualquer lugar. Obviamente, não tenho medo de desafios e não sou alguém para escolher. Não sou diva”, declarou o campeão do UFC, em entrevista ao canal do ‘YouTube’ ‘The Mac Life’.
Volkanovski reina nos penas do UFC
Alexander Volkanovski, de 34 anos, é campeão dominante do peso-pena do UFC e um dos melhores lutadores do MMA atual. O australiano conquistou o cinturão da categoria em 2019 e o defendeu em quatro oportunidades. Seus principais triunfos foram sobre Brian Ortega, Chad Mendes, Chan Sung Jung, José Aldo e Max Holloway (três vezes). No esporte desde 2012, ‘The Great’ possui um cartel composto por 25 vitórias e duas derrotas.