Siga-nos
Matt Davies/PxImages

UFC

Islam Makhachev defende título dos leves e vira o nº1 do ranking peso-por-peso do UFC

O cinturão peso-leve (70 kg) do Ultimate permanece sob posse de Islam Makhachev. Na luta principal do UFC 284, realizado na Austrália neste sábado (11), o russo saiu vitorioso, na decisão unânime dos juízes, após uma batalha de cinco rounds contra o campeão peso-pena (66 kg) Alexander Volkanovski, que buscava a conquista de um segundo título na organização. De quebra, o pupilo de Khabib Nurmagomedov, que desta vez não teve a presença do amigo e mentor no seu corner, ainda deve assumir a liderança do ranking peso-por-peso do UFC.

Então número dois da lista que classifica os 15 melhores atletas da entidade independentemente da categoria que disputam, Makhachev bateu o atual primeiro colocado, Volkanovski, e, portanto, deve superá-lo também na tabela top 15 peso-por-peso. A confirmação da façanha deve acontecer na próxima atualização semanal dos rankings do UFC, mas o russo já comemora a conquista.

“Eu mostrei o porquê eu sou o número um. Goste ou não, eu sou o melhor lutador do mundo neste momento”, celebrou Makhachev, ainda dentro do octógono, na entrevista pós-luta conduzida por Michael Bisping.

Por sua vez, após a frustrada tentativa de se conquistar o cinturão peso-leve e entrar para o seleto grupo de atletas que se tornaram campeões duplos na história da liga, Volkanovski já projeta seu retorno à divisão dos penas, onde segue como o dono do título linear.

Mais cedo no card do UFC 284, o mexicano Yair Rodriguez superou Josh Emmett e conquistou o cinturão interino da divisão, se credenciando para uma disputa pela cinta linear. E, no que depender de ‘The Great’, seu rival não precisará esperar muito pela oportunidade de enfrentá-lo.

“Vamos fazer logo isso, eu disse que eu queria permanecer ativo. Eu vou voltar ao peso-leve um dia, mas vamos lá resolver isso no peso-pena agora”, declarou Volkanovski, na entrevista pós-luta.

A luta

Depois de muito estudo nos minutos iniciais do combate, onde apenas Volkanovski ameaçou com um bom soco que jogou o russo para trás, os dois lutadores foram para a trocação franca e o australiano levou a pior, sendo atingido por um duro golpe que provocou um flashdown. Com o rival abalado, Makhachev aproveitou para buscar a luta agarrada, sua especialidade, e conseguiu terminar o assalto em posição de vantagem, nas costas do campeão dos penas.

O bom momento de Makhachev no final do primeiro período pareceu ter mexido com os brios do australiano, que foi para cima do rival logo no começo do segundo round. Depois de um desequilíbrio, porém, Islam conseguiu levar a luta para o chão. Volkanovski se defendeu bem e a disputa recomeçou na trocação, onde novamente uma mão esquerda pesada do pupilo de Khabib balançou o desafiante ao cinturão dos leves.

Normalmente bastante preciso na luta em pé, Volkanovski encontrava dificuldade para acertar o canhoto Makhachev. Percebendo a situação, a torcida australiana tentou ajudar o ídolo local, que, na base do coração, partiu para cima, sem muita eficácia, mas com muita vontade.

Além da base de canhoto, Makhachev se aproveitava muito bem da maior envergadura para, com socos de encontro, golpear o rival. Mesmo em vantagem na trocação, o russo – que até então, surpreendentemente, estava aceitando bastante a luta em pé – aproveitou que o australiano andava para frente para aplicar uma queda e, rapidamente, pegar as costas do oponente, permanecendo nessa posição até o final do quarto round.

Atrás no placar, Volkanovski foi com tudo para cima do adversário no início do último round e abriu brechas para ser atingido por alguns duros golpes de contra ataque do russo. Na base da raça e com o apoio da torcida, o australiano tentava de tudo para chegar à vitória e, com um soco de direita, chegou próximo de nocautear o oponente, que caiu em knockdown. O russo conseguiu se recuperar, mas terminou a disputa sofrendo os ataques de ‘The Great’ no ground and pound.

Confira os resultados do UFC 284:

Islam Makhachev venceu Alexander Volkanovski por decisão unânime dos juízes;
Yair Rodríguez venceu Josh Emmett por finalização;
Jack Della Maddalena venceu Randy Brown por finalização;
Justin Tafa venceu Parker Porter por nocaute;
Jimmy Crute vs Alonzo Menifield terminou em empate majoritário;
Modestas Bukauskas venceu Tyson Pedro por decisão unânime dos juízes;
Joshua Culibao venceu Melsik Baghdasaryan por finalização;
Kleydson Rodrigues venceu Shannon Ross por nocaute técnico;
Jamie Mullarkey venceu Francisco Prado por decisão unânime dos juízes;
Jack Jenkins venceu Don Shainis por decisão unânime dos juízes;
Loma Lookboonmee venceu Elise Reed por finalização;
Blake Bilder venceu Shane Young por decisão unânime dos juízes;
Elves Brenner venceu Zubaira Tukhugov por decisão dividida dos juízes.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC