Siga-nos
Leandro Bernardes/PxImages

UFC

Apesar da insistência de Dana, Khabib revela que nunca pensou em voltar a lutar

O mistério em relação ao futuro de Khabib Nurmagomedov, enfim, foi solucionado. Na última sexta-feira (19), Dana White anunciou que o russo, de fato, se aposentou do MMA. Presente no UFC Vegas 22, evento que aconteceu no sábado (20), em Las Vegas (EUA), o ex-campeão do peso-leve (70 kg) da organização informou que, apesar da insistência do cartola, sua decisão sempre foi clara.

Em entrevista à ‘ESPN’ americana após o UFC Vegas 22, Khabib revelou que nunca mudou de ideia quanto a uma possível volta ao MMA. O russo anunciou sua aposentadoria em outubro de 2020, após finalizar Justin Gaethje na ‘Ilha da Luta’, em Abu Dhabi (EUA), e explicou que tomou a decisão, porque era impossível atuar sem a presença de seu pai e mentor, Abdulmanap Nurmagomedov, que faleceu devido a COVID-19, e pela promessa que fez à própria mãe.

Mesmo assim, Dana tentou convencer ‘The Eagle’, mais de uma vez, a voltar ao MMA. Inclusive, o líder da organização chegou a oferecer ao russo uma superluta contra Georges St-Pierre, mesmo aposentado. Vale lembrar que, de acordo com o ex-campeão do peso-leve, o encontro com o canadense sempre foi o combate dos seus sonhos e o que seu pai pediu para ele disputar em sua despedida do esporte. No entanto, Khabib seguiu fiel aos seus princípios e não voltou atrás em sua decisão de priorizar a família.

“Nunca pensei em voltar, mas Dana declarou isso de forma oficial. Eu me aposentei meses atrás. Conversei com Dana algumas vezes. Há dois dias, nos encontramos e conversamos como dois homens de verdade. Tivemos uma conversa muito boa, um bom jantar. Eu realmente o aprecio. Tudo que ele fez, não só por mim, mas pelo esporte. O UFC é uma grande plataforma. Muitos ganham dinheiro por causa do UFC. É por isso que quero agradecer a todos. Lorenzo Fertitta, Dana, Joe Silva, Sean Shelby. Obrigado, pessoal. É muito difícil dizer não quando você tem poder, dinheiro, é o melhor do mundo, é famoso”, declarou Khabib, antes de continuar.

“Talvez, as pessoas talvez nunca me entendam, mas espero que apoiem minha decisão. Todos têm seus pontos de vista. Eu tenho a relação com minha mãe. Sinto que tenho que parar, porque em cada luta, em cada camp, fico distante. Entrei no esporte para mostrar quem sou, me tornar o melhor. Fui campeão, o peso-por-peso número um, defendi meu título três vezes, ganhei a maior luta da história do UFC. O que mais tenho que fazer? Não preciso de lutas de dinheiro. Estou muito feliz com a minha jornada. Não tenho nada a provar. Quando conversei com Dana, ele disse que vai me apoiar de qualquer maneira e estou feliz com isso”, concluiu.

Khabib Nurmagomedov, de 32 anos, é um dos lutadores mais dominantes da história do MMA. O russo se aposentou do esporte de forma invicta, somando 29 vitórias. Os triunfos de maior destaque do campeão do peso-leve do UFC foram diante de Conor McGregor, Justin Gaethje, Dustin Poirier, Rafael dos Anjos, Edson Barboza e Gleison ‘Tibau’. Atualmente, o russo se transformou em homem de negócios e virou presidente do EFC (Eagle Fighting Championship), sua própria organização da modalidade.

Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.

Mais em UFC