Categorias: Vídeos

Pedro Munhoz sugere mudança no sistema de pesagem oficial do UFC

Pedro Munhoz é o atual sétimo colocado no ranking peso-galo do UFC – Gaspar Bruno

Atual número sete do ranking peso-galo (61 kg) do UFC, Pedro Munhoz descarta qualquer possibilidade de descer para o peso-mosca (57 kg), onde talvez encontrasse menos concorrência e encurtasse o caminho para o cinturão. A razão para essa decisão, no entanto, vai além do fato de já estar bem posicionado na lista top 15 de sua categoria. Em entrevista ao vivo pelo ‘Youtube’ à reportagem da Ag. Fight (veja abaixo ou clique aqui), o paulista se mostrou preocupado com os efeitos causados na saúde pelo atual sistema de pesagem do Ultimate e aproveitou para sugerir um novo modelo, que, segundo ele, seria mais seguro para os lutadores.

Visivelmente preocupado com o modelo atual de pesagem da maioria dos eventos, que leva os atletas a desidratarem ao máximo seu corpo para atingir o limite exigido por suas categorias um dia antes da luta, Pedro relembrou que essa prática – atrelada também ao ganho rápido de peso após a subida na balança – já provocou casos sérios de problemas de saúde em lutadores, e inclusive alguns óbitos ao redor do mundo.

A solução, segundo ele, seria a implementação de um protocolo menos agressivo, como o utilizado por algumas organizações de MMA asiáticas, onde o atleta precisa subir à balança na véspera e no dia da luta e se enquadrar dentro do mesmo limite de peso. Com isso, a desidratação extrema do corpo seria dispensada, a reposição de peso seria menor e os lutadores competiriam mais próximos de seu peso natural.

“Definitivamente é um protocolo que as pessoas iriam sofrer menos no futuro, no fato de uma perda de peso errada. Se as pessoas estão vendo isso como uma forma de vantagem, a pessoa desidratar e depois subir com tudo e lutar bem mais pesado, acho que seria outra forma de banir isso daí. Outra coisa é a questão da saúde, porque eu acho que os últimos três, quatro pounds que a gente tira não tem necessidade. O meu oponente está passando pelo mesmo, então por que a gente não sobe (o limite), muda algumas regras, em questão de pesar hidratado? Eu acho que você teria que treinar e viver mais ou menos próximo do peso que você luta”, sugeriu Pedro.

No MMA profissional desde 2009, Pedro Munhoz soma 18 vitórias, quatro derrotas e um ‘no contest’ (luta sem resultado) em seu cartel. Vindo de derrota para Aljamain Sterling em junho do ano passado, no UFC 238, o paulista ainda aguarda a definição de seu próximo oponente por parte da organização.

Matérias Recentes

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024