Na luta principal do UFC 273, realizado neste sábado (9), em Jacksonville (EUA), Alexander Volkanovski subiu no octógono para encarar Chan Sung Jung, em disputa válida pelo cinturão peso-pena (66 kg) da organização. E, com uma atuação impecável, o australiano dominou o ‘Zumbi Coreano’ e saiu vitorioso, mantendo o título e a soberania da divisão.
Com a vitória deste sábado, o campeão chega à terceira defesa de título bem-sucedida desde que conquistou o cinturão dos penas, em 2019, ao destronar o havaiano Max Holloway. Volkanovski também chegou ao 24 triunfo na carreira, em 25 lutas disputadas.
Agora, o australiano aguardará seu próximo desafiante. Ainda dentro do octógono, na entrevista pós-luta, Volkanovski não mostrou ter preferência quanto ao seguinte adversário. Um dos favoritos à vaga deve ser o ex-campeão Max Holloway, que era o oponente original de Alexander, mas precisou se retirar da disputa após se lesionar.
A luta
O combate começou com o campeão mais preciso na luta em pé, especialmente com os jabs de esquerda, abrindo um corte no rosto do desafiante. O Zumbi Coreano, fazendo jus ao apelido, seguiu andando para frente e aceitando a trocação franca, mesmo levando desvantagem.
No segundo assalto, o cenário continuou o mesmo, com Volkanovski mais preciso em pé e acertando bons golpes no asiático, que chegou a balançar. Porém, mesmo levando a pior, o Zumbi Coreano seguiu mostrando potência nos ataques, o que fez com que o campeão adotasse uma postura mais cautelosa e optasse por tentar levar o duelo para o chão.
Aproveitando-se da sua envergadura acima da média, o baixinho Volkanovski conectou bons jabs de encontro no início do terceiro assalto. Restando poucos segundos para o fim do período, o campeão aplicou mais um knockdown, mas o coreano foi salvo pelo gongo.
Antes do início do quarto assalto, o árbitro Herb Dean pediu a presença do médico para atestar se Sung Jung tinha condições de continuar na peleja. Com a sinalização positiva do profissional, a luta foi reiniciada, mas não por muito tempo. Com uma potente sequência de socos, o campeão abalou o rival e o juiz optou por encerrar a disputa, mesmo com o coreano ainda em pé.
Confira os resultados do UFC 273:
Alexander Volkanovski venceu Chan Sung Jung por nocaute técnico;
Aljamain Sterling venceu Petr Yan por decisão dividida dos juízes;
Khamzat Chimaev venceu Gilbert ‘Durinho’ por decisão unânime dos juízes;
Mackenzie Dern venceu Tecia Torres por decisão dividida dos juízes;
Mark Madsen venceu Vinc Pichel por decisão unânime dos juízes;
Ian Garry venceu Darian Weeks por decisão unânime dos juízes;
Anthony Hernanez venceu Josh Fremd por decisão unânime dos juízes;
Raquel Pennington venceu Aspen Ladd por decisão unânime dos juízes;
Mike Malott venceu Mickey Gall por nocaute técnico;
Alexey Oleynik venceu Jared Vanderaa por finalização;
Piera Rodriguez venceu Kay Hansen por decisão unânime dos juízes;
Julio Arce venceu Daniel Willycat por decisão unânime dos juízes.