No último sábado (4), durante a luta co-principal do UFC 285, Alexa Grasso fez história ao derrotar Valentina Shevchenko e faturar o cinturão peso-mosca (57 kg) da organização. Após o feito, a campeã desembarcou no México e foi recebida à altura, com uma das tradições mais populares de seu país: os mariachis (veja abaixo ou clique aqui).
Grasso desembarcou na cidade de Guadalajara nesta segunda-feira (6) e foi recepcionada por uma banda de mariachis posicionada nos portões do aeroporto. Contente, a lutadora tirou fotos com fãs, abraçou amigos e familiares e aproveitou o momento para registrar, do próprio aparelho celular, os músicos contratados para recepcioná-la como campeã do UFC em seu país natal.
A façanha de Alexa fez com que o México empatasse com o Brasil e os EUA na hegemonia de cinturões dentro do Ultimate – os três países têm posse de três títulos no momento. Além de Grasso, a ‘terra dos mariachis’ conta com Brandon Moreno, campeão peso-mosca, e Yair Rodriguez, campeão interino dos pesos-penas (66 kg).
Alexa finalizou Valentina, que despontava como uma das campeãs mais dominantes da história do Ultimate, com um estrangulamento no rosto no quarto assalto. A performance, inclusive, fez com que a mexicana garantisse o prêmio extra de 50 mil dólares (R$ 260 mil) após o show. Mas para se manter no topo, Grasso terá que, provavelmente, repetir a dose, já que Shevchenko já deixou clara sua intenção de disputar uma revanche imediata, a fim de recuperar seu cinturão.