Siga-nos
Diego Ribas/PxImages

UFC

Usman descarta arrependimento por não ter ‘administrado’ luta contra Edwards

Em agosto, Kamaru Usman trocou o que seria mais uma vitória tranquila em sua carreira por uma derrota com requintes de crueldade. No UFC 278, evento realizado em Utah (EUA), o nigeriano perdeu para Leon Edwards e, consequentemente, acabou destronado nos meio-médios (77 kg). Contudo, mesmo com o duro revés nas costas, o atleta negou estar arrependido de sua atuação e decisão que tomou no octógono.

Na revanche entre os lutadores, Usman estava claramente em vantagem e tudo levava a crer que o mesmo conseguiria vencer Edwards pela segunda vez. É bem verdade que o nigeriano foi surpreendido no primeiro round, mas não se abalou, foi superior nos outros três e até levava a melhor no quinto e decisivo assalto, porém, no último minuto, sucumbiu ao chute alto do oponente, acabou nocauteado e viu seu reinado nos meio-médios do UFC cair.

Como Usman estava na frente de Edwards na pontuação dos três juízes laterais, parte da comunidade do MMA indicou que o atleta poderia ter administrado a luta para evitar riscos e sair vitorioso do octógono. Em entrevista ao site ‘TMZ Sports’, o nigeriano reconhece que tal possibilidade no esporte é válida, mas não com profissionais do seu nível. Confiante em sua habilidade, o ex-campeão do UFC frisa que atua para não deixar dúvida de sua superioridade. Dessa forma, Kamaru, em seu entendimento, não julgou como erro buscar o nocaute contra Leon.

“Não, não é quem eu sou. Quando luto, acelero e não olho para o relógio. Quando ouço a buzina, ainda quero lutar, quando o árbitro diz, ‘Pare, vá para o corner’, ainda quero lutar. Essa é a maneira que luto. Eu queria o nocaute. Foi apenas uma técnica linda. Eu poderia ter derrubado ele, mas queria muito acabar com a luta e, quando eu estava armando, e só Deus sabe o que eu estava armando, não acertei. Quem sabe quanto de dano eu poderia ter feito? Mas foi apenas uma técnica bonita. Ele deu chutes na cabeça durante toda a luta e eu bloqueei todos. Aquele foi apenas certeiro. Estou quase admirado em quão bom foi, mas acontece. Os campeões caem, depois voltam e mostram porque são campeões”, declarou o ex-campeão do UFC.

Com a derrota para Leon Edwards, Kamaru Usman não conseguiu igualar Anderson Silva no número de vitórias seguidas no UFC (16 contra 15). Além disso, no duelo, o ex-campeão dos meio-médios sofreu sua primeira queda na companhia e perdeu pela primeira vez nela. Seus principais triunfos foram sobre Colby Covington (duas vezes), Demian Maia, Gilbert ‘Durinho’, Leon Edwards, Jorge Masvidal (duas vezes), Rafael dos Anjos, Sean Strickland e Tyron Woodley.

Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.

Mais em UFC