UFC

UFC: Entenda por que Malhadinho pode ampliar legado de estrelas brasileiras no peso-pesado

Tradicionalmente, a categoria dos pesos-pesados costuma atrair mais a atenção dos fãs nos esportes de combate. E no MMA não é diferente. Uma das grandes potências mundiais na modalidade, o Brasil revelou inúmeros talentos na categoria e, alguns deles – como Rodrigo Minotauro, Junior Cigano e Fabrício Werdum – alcançaram o status de estrela nos auges de suas carreiras, sendo coroados, inclusive, como campeões da principal organização do planeta: o UFC. Em 2024, um forte candidato para engrossar este seleto grupo pode ampliar ainda mais o legado verde-amarelo no Ultimate: Jailton Almeida, o ‘Malhadinho’.

A última vez em que um brasileiro esteve sob posse do cinturão peso-pesado do UFC foi em maio de 2016, quando o então campeão Werdum foi destronado por Stipe Miocic, via nocaute. Após quase uma década ‘na seca’, o Brasil tem em Malhadinho sua principal esperança de resgatar a tradição e ampliar o legado do país na categoria até 120 kg.

Estilo raro e implacável

Mais ágil e atlético do que a maioria dos pesos-pesados, Jailton Almeida também é dono de um estilo raro na categoria. Afinal de contas, o brasileiro não é reconhecido pelo poder de nocaute, como grandes estrelas da divisão. Pelo contrário, o baiano tem como seu carro-chefe o wrestling de alto nível. Com um jogo de imposição física, Malhadinho consegue, através da luta agarrada, ‘grudar’ e levar seus oponentes para o solo – onde normalmente costuma encerrar os combates.

Invicto no Ultimate

No UFC desde fevereiro de 2022, Malhadinho não sabe o que é perder na principal companhia de MMA do mundo. Desde sua estreia, foram seis vitórias. Se somados resultados em outras ligas, o brasileiro vem de 15 triunfos consecutivos. Sua última derrota foi em 2018, quando ainda competia no circuito nacional. Além do cartel acima da média, Jailton tem uma taxa de letalidade quase perfeita no cage – concluiu 19 de suas 20 vitórias no esporte via finalização ou nocaute.

Adaptação física aos pesos-pesados

Apesar de despontar com um futuro brilhante e já ocupar a sétima colocação do ranking, Malhadinho não é um peso-pesado de origem. Surpreendentemente, o atleta de Salvador iniciou sua carreira entre os meio-médios (77 kg) e, com o tempo, foi ganhando massa e subindo de categoria. Após breve passagem pelo peso-médio (84 kg), o brasileiro se firmou entre os meio-pesados (93 kg), divisão pela qual estreou no UFC.

Mas ao enxergar uma oportunidade de acelerar sua guinada entre os pesos-pesados, Malhadinho decidiu migrar para a divisão até 120 kg. Considerado um peso-pesado ‘leve’ comparado aos seus oponentes, o brasileiro vai, aos poucos, adaptando seu biotipo para competir da melhor forma na categoria. E isso fica evidente pela projeção de pesos atingidos em suas últimas quatro aparições no Ultimate: 98,2 kg; 104,7 kg; 107 kg e nesta sexta-feira (8), 109,3 kg.

Teste de fogo no UFC 299

Após uma rápida ascensão no Ultimate e vindo de duas vitórias em lutas principais na empresa, contra Jairzinho Rozenstruik e Derrick Lewis, respectivamente, Malhadinho terá um teste de fogo no UFC 299 deste sábado (9), em Miami (EUA). Para boa parte dos fãs e imprensa especializada, Curtis Blaydes, seu próximo adversário, representa o maior desafio enfrentado pelo brasileiro até o momento.

A visão pode ser explicada pelo estilo de luta do americano, que atualmente ocupa a quinta posição do ranking. Assim como Malhadinho, Blaydes possui sua base no wrestling e, ao menos na teoria, será um oponente mais difícil de ser quedado que os rivais anteriores de Jailton. Por outro lado, caso tenha novamente o braço erguido, o atleta da Bahia se coloca de vez como um dos postulantes ao título da organização.

Matérias Recentes

Saiba como assistir ao UFC 325, card liderado por Alexander Volkanovski vs Diego Lopes

Neste sábado (31), o Ultimate retorna à Austrália para promover seu segundo evento da temporada…

31/01/2026

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026