UFC

UFC 271: Israel Adesanya defende título de olho em recorde de Anderson Silva

Neste sábado (12), Israel Adesanya coloca seu cinturão peso-médio (84 kg) em jogo novamente, desta vez contra o australiano Robert Whittaker, na luta principal do UFC 271, em Houston (EUA). Além do clima de rivalidade em alta, por se tratar de uma revanche, a disputa tem um sabor especial para o nigeriano, que pode se aproximar ainda mais de um recorde que já dura quase uma década, pertencente ao brasileiro Anderson Silva, ex-campeão da divisão.

Ainda invicto como peso-médio, Adesanya pode chegar à 11ª vitória consecutiva no Ultimate atuando na categoria, o que o deixaria a apenas mais um triunfo de igualar a marca do ‘Spider’, recordista da organização. A comparação entre os dois, por sinal, vem ganhando força nos últimos tempos, com cada vez mais membros da comunidade das lutas se questionando sobre qual deles é o maior nome da divisão na história.

Além da aproximação nos números, Adesanya tem a seu favor também o fato de ter saído vencedor do confronto direto contra o brasileiro. Em 2019, o nigeriano superou o ‘Spider’, por pontos, em um combate que terminou levando o prêmio de ‘luta da noite’ do UFC 234. É bem verdade que, na época, Anderson já não estava mais no auge de sua carreira, mas, na prática, o atual campeão é quem ostenta a vitória no duelo entre eles em seu cartel.

Outro ponto que parece favorecer o lutador africano na comparação com o ex-campeão, ainda que seja bastante subjetivo, é o nível da competição enfrentada por ambos. Durante o ápice de sua carreira, Anderson dominava seus rivais e, por vezes, fazia com que os mesmos parecessem amadores lutando contra um profissional. Talvez motivado exatamente pela aparente discrepância entre o ‘Spider’ e seus oponentes, a qualidade de alguns oponentes do brasileiro era frequentemente questionada por fãs e especialistas.

Por outro lado, Adesanya – que, assim como o brasileiro, parece já ter ‘limpado’ a categoria – deixa a sensação de ter enfrentado, e vencido, uma geração de pesos-médios mais talentosa do que a existente na época do reinado do ‘Spider’ no UFC. Este quesito de comparação, entretanto, é bastante subjetivo, como já foi dito, e cada indivíduo terá uma opinião diferente, com argumentos igualmente distintos.

Para que a argumentação continue e todos esses pontos possam continuar sendo discutidos, é imperativo que Adesanya conquiste mais uma vitória neste sábado, novamente diante de Robert Whittaker. No primeiro encontro entre eles, o africano levou a melhor ao nocautear o australiano e, consequentemente, conquistar o cinturão linear da divisão dos médios, dando início ao seu reinado que já dura mais de dois anos, nos quais ‘Izzy’ já defendeu com sucesso seu título em três oportunidades.

Por isso, vale ficar atento ao UFC 271, que acontece neste sábado, em Houston, e terá transmissão ao vivo do canal ‘Combate’, a partir  das 20h, horário de Brasília. Além da luta principal entre Israel Adesanya e Robert Whittaker, o evento conta com a presença de dois brasileiros no card: Renato Moicano, que enfrenta Alexander Hernandez, e Douglas ‘D’Silva’, que terá como adversário Sergey Morozov.

Confira o card completo do UFC 271:

Israel Adesanya vs Robert Whittaker
Derrick Lewis vs Tai Tuivasa
Jared Cannonier vs Derek Brunson
Alexander Hernandez vs Renato ‘Moicano’
Bobby Green vs Nasrat Haqparast
Andrei Arlovski vs Jared Vanderaa
Roxanne Modafferi vs Casey O’Neill
Kyler Phillips vs Marcelo Rojo
Carlos Ulberg vs Fabio Cherant
Leomana Martinez vs Ronnie Lawrence
A.J. Dobson vs Jacob Malkoun
Douglas D’Silva vs Sergey Morozov
Jeremiah Wells vs Mike Mathetha
William Knight vs Maxim Grishin

Compartilhar
Publicado por
Neri Fung

Matérias Recentes

Carlos Prates surge como zebra para luta contra Ian Garry no UFC Kansas City

Carlos Prates chegou no Ultimate com o pé na porta em 2024, vencendo as quatro…

10/04/2025

Marco Tulio dribla perrengues e mira autoafirmação contra rival veterano

Marco Tulio tem a chance de surpreender no UFC 314, neste sábado (12), quando encara…

10/04/2025

Novo McGregor? Jean Silva exalta seu estilo provocador: “Esse sou eu”

Jean Silva está mais do que confortável com seu estilo provocador e brincalhão, especialmente quando…

10/04/2025

Patrício Pitbull projeta estreia impactante no UFC 314: “Três rounds de amasso”

Patrício Freire brilhou por muitos anos no Bellator, fora do octógono mais famoso do mundo.…

09/04/2025

UFC 314: Jean Silva questiona saúde mental de rival que defendeu Hitler

Jean Silva parece demonstrar muita confiança para o seu duelo contra Bryce Mitchell no UFC…

09/04/2025

Lutador do UFC que defendeu Hitler nega arrependimento: “Não retiro nada que disse”

Em janeiro deste ano, Bryce Mitchell causou um verdadeiro alvoroço ao defender publicamente o ditador…

09/04/2025