UFC
UFC 267: Glover Teixeira ganha ‘parabéns’ de Blachowicz e torcida em coletiva; veja
-
por
Neri Fung
Realizada nesta quinta-feira (28), em Abu Dhabi (EAU), a coletiva de imprensa pré-show do UFC 267 contou com a presença de todos os 12 atletas responsáveis pelas lutas que compõem o card principal do evento, além do presidente da organização, Dana White. Com massivo apoio da torcida presente para os lutadores russos, a atração teve situações para todos os gostos, entre momentos de descontração e de provocação entre rivais. Mas o principal destaque ficou por conta do clima amistoso entre os protagonistas da edição, Glover Teixeira e Jan Blachowicz, que rendeu inclusive um parabéns coletivo pelo aniversário do brasileiro, com a participação do polonês.
Mesmo sendo as duas principais estrelas do card, em razão do número elevado de atletas presentes na coletiva, Glover e Jan foram menos acionados pelos jornalistas do que normalmente acontece com os protagonistas de uma luta principal de um evento numerado do UFC. Ainda assim, os meio-pesados (93 kg) – que duelarão pelo cinturão da categoria neste sábado (30) – mostraram simpatia e foram bastante festejados pela plateia. De forma respeitosa, ainda que confiante, ambos se mostraram prontos para o combate e evitaram as tradicionais provocações ao rival.
Aniversariante do dia, o brasileiro – que completa 42 anos nesta quinta-feira – ainda brincou com o campeão, questionando-o se o cinturão será o seu presente de aniversário. Bem-humorado, Blachowicz confirmou que tem um presente para Glover, mas que não se trata da cinta da categoria. O mineiro ainda recebeu o carinho da torcida durante sua fala e, ao final da coletiva, a famosa canção de parabéns foi entoada pelo público presente e, surpreendentemente, também pelo polonês (veja abaixo ou clique aqui).
“Obrigado, galera! O aniversário está sendo incrível. Este é um momento maravilhoso. Eu estou apenas curtindo. Estou curtindo tudo sobre o jogo da luta, aproveitando o corte de peso, curtindo tudo neste momento (risos). Porque isso é uma grande parte do jogo e na noite de sábado eu vou receber o meu presente. Jan disse que tem um presente para mim, eu não sei o que é, mas ele continua dizendo isso. Ele está me deixando curioso. O que você tem para mim? É o cinturão? (risos)”, brincou Glover, antes de receber a resposta do campeão.
“Eu tenho um presente para você. Mas não é o cinturão. Não é o cinturão, mas você vai gostar dele. Tenho certeza que você vai gostar (risos)”, rebateu Jan Blachowicz.
Outros destaques da coletiva de imprensa do UFC 267 ficou por conta de Khamzat Chimaev. O russo naturalizado sueco – que retorna ao octógono depois de uma longa batalha para se recuperar das complicações da COVID-19 – foi o atleta que mais se arriscou nas provocações ao seu adversário deste sábado, o chinês Li Jingliang. Apoiado pelo público, o meio-médio pareceu incomodar o lutador asiático que tentou rebater à altura através de seu tradutor.
Mais um ponto ressaltado por Dana White durante foi a massiva participação de atletas de diferentes lugares do mundo, tanto na coletiva – onde entre os 12 lutadores presentes existiam sete nacionalidades representadas, ou oito se contarmos Chimaev como sueco naturalizado -, como no card do UFC 267. O dirigente exaltou o crescimento do esporte no planeta e o aspecto global da competição na liga que preside.
Jan and the crowd singing Happy Birthday to Glover 🎂
[ #UFC267 | Saturday | 𝙋𝙧𝙚𝙡𝙞𝙢𝙨 10:30𝙖𝙢𝙀𝙏 | 𝙈𝙖𝙞𝙣 𝘾𝙖𝙧𝙙 2𝙥𝙢𝙀𝙏 | LIVE on ESPN+ | @VisitAbuDhabi | @InAbuDhabi | #InAbuDhabi ] pic.twitter.com/DrflLAhclq
— UFC (@ufc) October 28, 2021
Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.