Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

UFC

Treinador explica diferença entre Khabib Nurmagomedov e Islam Makhachev

Sai Khabib Nurmagomedov, entra Islam Makhachev. Quando a dupla surgiu no UFC, a expectativa de parte da comunidade do MMA era de que seria apenas uma questão de tempo para dominar a organização. O primeiro se tornou campeão do peso-leve (70 kg) e se aposentou de forma invicta. Já o segundo conseguiu apresentar uma regularidade no octógono depois de anos e se consolidou de vez na elite da categoria. Como os atletas são dois dos principais nomes da ‘AKA’, o treinador Javier Mendez listou diferenças entre os amigos.

Em entrevista ao podcast ‘Real Quick with Mike Swick’, o renomado profissional e principal treinador da ‘American Kickboxing Academy’ esclareceu que, apesar do estilo de luta parecido, Khabib e Makhachev possuem características diferentes. Tal cenário foi preponderante para um refinar as habilidades do outro.

O principal apoiador da temida dupla nos esportes de combate foi Abdulmanap Nurmagomedov, pai de ‘The Eagle’, mas Mendez iniciou a parceria com os lutadores há anos e os conhece como poucos. Tanto que destacou que Khabib opta por dominar e punir os adversários, enquanto Makhachev é dominante, porém de forma sutil.

“O que Makhachev tem que Khabib nunca teve tão bem são as quedas de judô, entrada nas pernas. Khabib tem isso, mas não ao nível de Makhachev agora. Você está com ele e, do nada, a próxima coisa que você sabe é que está voando. Khabib é realmente pior, ele é mau. Quando ele te controla, é como se todo o seu corpo te controlasse. Suas pernas, dedos dos pés, braços, tudo fica preso. Makhachev tem uma abordagem um pouco diferente. Khabib sabe o que você vai fazer e está à sua frente. Ele deixa uma abertura e essa abertura é para permitir que a mão direita acerte sua cara”, comparou o treinador, antes de completar.

“É inacreditável como ele controla os adversários. Nunca vi um lutador de MMA controlar pessoas assim. Makhachev é um pouco mais suave na forma como faz as transições, mas os dois são inacreditáveis ​​na prática. E não se esqueça, ambos são campeões de sambo. E a única razão pela qual Makhachev não é mais campeão é porque não competiu tantas vezes. Khabib mais explosivo, aplica socos, mas Makhachev é mais suave na transição. Ele é como uma jiboia, simplesmente, te prende”, ressaltou.

No MMA, Khabib possui maior impacto que Makhachev, porém isso não entra em questão nos treinos entre eles. De acordo com o treinador, a promessa do MMA dava trabalho para a lenda do esporte. Não á toa, o ex-campeão do UFC indicou que seu amigo e parceiro de treinamento como lutador ideal para assumir seu legado no peso-leve da organização.

“Khabib ficou melhor com os joelhos, porque se cansou de ser espancado por Makhachev. Ele deu uma surra. É assim que a progressão veio. Isso mostra o quão bom Makhachev é. Ele foi capaz de se adaptar e aprender com outras pessoas, enquanto Khabib era mais leal”, concluiu.

Mais em UFC