Com o triunfo de Deiveson Figueiredo sobre Brandon Moreno no último dia 22 de janeiro, pelo UFC 270, no terceiro capítulo da trilogia entre eles, o placar do confronto marca agora uma vitória para cada lutador, além de um empate, resultado do primeiro combate. Por conta do equilíbrio entre os dois astros do peso-mosca (57 kg), confirmado pelos resultados das pelejas, parte da comunidade das lutas projeta a realização de um quarto, e decisivo, duelo entre o brasileiro e o mexicano. Quem compartilha dessa opinião é Eric Albarracin, responsável por afiar o wrestling do lutador paraense.
Em entrevista ao site ‘MMA Junkie’, o treinador celebrou a rivalidade entre Deiveson e Moreno, que serviu para consolidar a boa fase vivida pela categoria dos moscas, anteriormente ameaçada de extinção no UFC, e se mostrou favorável a um quarto combate entre eles. Mas, caso um novo duelo entre o brasileiro e o mexicano não faça parte dos planos imediatos do Ultimate, Albarracin já tem um nome para desafiar o ‘Deus da Guerra’ em sua próxima defesa de título: o neozelandês Kai Kara-France, número seis no ranking da divisão.
“É uma das divisões mais empolgantes no UFC neste momento. E só tem uma coisa que pode fazer se tornar ainda mais empolgante, que é colocar aqueles dois juntos novamente e, finalmente, descobrir (quem é o melhor). Eles têm um empate, cada um tem uma vitória, vamos colocar o prego no caixão e ver quem é, de verdade, o melhor peso-mosca do mundo. Vamos fazer essa quadrilogia: o Assassin Baby contra o Deus da Guerra. Essa é a luta a se fazer”, declarou Albarracin, antes de surgir com outra opção de rival para o campeão peso-mosca.
“Se você não puder fazer essa luta, eu digo (para dar a oportunidade para) Kai Kara-France. Brasil vs Nova Zelândia 2. Mas eu disse para Figueiredo, e ele concordou, nós temos uma exigência: eu quero Israel Adesanya naquele corner. Só quero saber se ele ainda vem. Kai Kara-France, City Kickboxing, e Israel Adesanya, vamos fazer uma luta de título mundial”, concluiu o treinador, recordando a disputa entre Israel Adesanya, companheiro de equipe de Kara-France, e Paulo ‘Borrachinha’, mais um de seus pupilos, realizada em 2020 e vencida pelo nigeriano radicado na Nova Zelândia.
No último dia 22 de janeiro, pelo co-main event do UFC 270, Deiveson Figueiredo e Brandon Moreno subiram no octógono para disputar o terceiro capítulo da trilogia entre eles. Após um empate no primeiro combate e uma vitória do mexicano na revanche, desta vez foi o brasileiro quem levou a melhor, na decisão unânime dos juízes. Com o resultado, o ‘Deus da Guerra’ recuperou o cinturão peso-mosca do Ultimate após perdê-lo para o lutador latino em junho do ano passado.