Siga-nos
Leandro Bernardes/PxImages

UFC

Treinador aconselha Khabib Nurmagomedov a aguardar luta com Georges St-Pierre

O futuro de Khabib Nurmagomedov no MMA segue incerto. Após finalizar Justin Gaethje em outubro de 2020, o campeão do peso-leve (70 kg) do UFC surpreendeu os fãs e a imprensa especializada ao anunciar sua aposentadoria do esporte. Contudo, Javier Mendez, treinador do russo na academia AKA, apontou Georges St-Pierre como único nome que tem capacidade de mudar a decisão do lutador.

Vale lembrar que o maior desejo de Abdulmanap Nurmagomedov, pai de Khabib, era que o filho encerrasse sua carreira com o cartel de 30 vitórias e com ‘GSP’ como último adversário. Antes de se aposentar, o próprio campeão do peso-leve do UFC também manifestou o interesse em enfrentar o canadense. Por sua vez, Dana White, presidente da organização, ainda não desistiu de contar com o retorno do atleta e não se opôs em realizar a superluta.

Em entrevista ao site ‘Submission Radio’, Mendez indicou que Georges St-Pierre é uma espécie de trunfo que o UFC possui em relação a Khabib. No entanto, o treinador lembrou que, além da própria decisão do russo, fatores externos impedem qualquer possibilidade de retorno do atleta ao esporte.

“O principal é que Khabib precisa pedir permissão à mãe. Não vi ‘GSP’ sendo oferecido e pensei que a única maneira de Khabib sair disso seria se ‘GSP’ estivesse no cenário. Com base no que aconteceu, não vejo motivos para Khabib lutar com alguém. Por quê? A luta com Poirier não vai motivá-lo. Se o UFC puder colocar ‘GSP’ na mesa, talvez exista uma chance. Não estou dizendo que vai acontecer, mas ‘GSP’ pode ser o único. Era isso que seu pai queria. Se o UFC conseguir resolver isso e Khabib conseguir a permissão da mãe, poderia funcionar. Não acho que mais ninguém vai funcionar. Se ele pedisse minha opinião, diria para esperar por ‘GSP’ ou se aposente”, declarou Mendez, que negou o interesse de seu lutador nos nomes dos rivais Conor McGregor e Tony Ferguson.

“Nunca terá a revanche (McGregor), assim como nunca vai ter a luta com Ferguson. Ele não precisa disso. Ele parece realizado. Como eu disse, a única parte interessante para Khabib é o que seu pai queria. Já disse isso muitas vezes. Até isso pode estar fora de questão agora. Talvez, ‘GSP’ não queira, talvez Khabib não queira agora. Nunca falei com Khabib sobre o que ele quer, sempre o ouvi. Acho que ele estava interessado em uma possível combinação, mas depois do que aconteceu, não acho que haja mais interesse”, concluiu.

Khabib Nurmagomedov, de 32 anos, é um dos lutadores mais dominantes da história do MMA. O russo se aposentou do MMA de forma invicta, somando 29 vitórias. Os triunfos mais importantes do campeão do peso-leve do UFC foram diante de Conor McGregor, Justin Gaethje, Dustin Poirier, Rafael dos Anjos, Edson Barboza e Gleison ‘Tibau’. Atualmente, o russo se transformou em homem de negócios e virou presidente do EFC (Eagle Fighting Championship), sua própria organização de MMA.

Mais em UFC