Invicto no MMA profissional, Ilia Topuria viu os detalhes da luta mais importante de sua carreira serem oficializados por Dana White nesta semana. ‘El Matador’, como é conhecido, enfrenta Alexander Volkanovski em duelo válido pelo cinturão dos pesos-penas (66 kg) no UFC 298, agendado para o dia 17 de fevereiro, em Anaheim (EUA). E, apesar da magnitude do embate, o atleta georgiano que representa a Espanha esbanja confiança e aponta em qual área do jogo tende a levar vantagem sobre o atual campeão.
Em entrevista ao ‘Overdogs Podcast’, Topuria elogiou as credenciais de Volkanovski, mas projetou que o fiel da balança no confronto pode ser a luta agarrada. Apesar de se notabilizar no UFC como um atleta de mãos pesadas na trocação, o georgiano tem histórico no wrestling e oito de suas 14 vitórias no MMA profissional vieram via finalização. Caso derrote Alexander, Ilia já tem, inclusive, um rival em mente para encarar em seguida.
“É aí (chão) onde eu realmente acho que levo vantagem sobre ele porque ele é um bom striker, mas não é um wrestler natural ou tão bom no chão. É onde eu vou fazer a diferença. Para mim, o que aconteceu na última luta dele não muda nada. Sei que o resultado será o mesmo, treino e o foco também. Vou treinar para o melhor do mundo, e tenho certeza que vou levar a vitória. Ele não tem nada a perder porque já perdeu. Já sabe como é isso, eu não sei como é sentir isso, e é melhor nunca sentir esse gosto. É isso que acho que vai acontecer, vou bater Volk no dia 17 de fevereiro e depois vou enfrentar o Max Holloway aqui na Espanha. Esse é meu objetivo agora”, destacou Ilia.
Momentos opostos
Se por um lado Topuria chega com para o UFC 298 com um cartel 14-0 e a confiança de quem nunca perdeu no esporte, por outro, Volkanovski vive um momento delicado. Em suas últimas três lutas, o australiano foi superado em duas oportunidades – ambas contra Islam Makhachev. A última delas, inclusive, foi mais traumática, quando, em outubro desta temporada, ‘The Great’ foi brutalmente nocauteado pelo pupilo de Khabib Nurmagomedov.